As equipes de resgate retomaram nesta quinta-feira (29) as operações para encontrar as 192 pessoas que permanecem desaparecidas após um deslizamento de terra no sul do Sri Lanka, onde já foram recuperados seis corpos, informou à Agência Efe uma fonte oficial.Cerca de 500 efetivos do Exército e do Centro Nacional de Gestão de Desastres (DMC, sigla em inglês) retomaram os trabalhos de resgate, que foram suspensos por conta do mau tempo, segundo o coordenador militar do DMC, S. Imaduwage.
Ele explicou ainda que os trabalhos de busca avançam devagar devido às más condições meteorológicas e à dificuldade do terreno. Além disso, as equipes de resgate incorporaram cinco escavadeiras para ajudar nos trabalhos, já que muitas casas estão totalmente soterradas.O acidente aconteceu ontem por volta das 7h locais (23h de Brasília da terça-feira) quando cerca de 140 casas ficaram soterradas por um deslizamento em Haldummulla, no distrito de Badulla, a cerca de 200 quilômetros de Colombo, a capital do país.
Por volta de 300 sobreviventes da catástrofe passaram a noite em várias escolas da região, que é conhecida pela produção de chá.O Sri Lanka, que sofre duas monções por ano, foi atingido por fortes chuvas nas últimas semanas. As avalanches de terra e as inundações são frequentes no sudeste asiático durante a época mais intensa das monções. Em junho, 22 pessoas morreram em deslizamentos provocados pelas fortes chuvas no Sri Lanka.
G1