A Índia conseguiu nesta quarta-feira (23) colocar sua sonda espacial Mars Orbiter Mission (MOM) – também chamada de Mangalyaan – na órbita de Marte, um sucesso para esta primeira missão do país ao Planeta Vermelho, anunciou o primeiro-ministro Narendra Modi.
"A Índia conseguiu chegar à Marte. Felicitações a todos vocês, ao país inteiro. A história foi escrita hoje", disse Narendra Modi na sede da Agência Espacial Indiana, em Bangalore. A sonda havia sido lançada em 5 de novembro do ano passado.
A MOM foi concebida e desenvolvida em tempo recorde e com um baixo orçamento, mas tornou a Índia o primeiro país da Ásia a chegar a Marte, se unindo a Estados Unidos, Rússia e Europa.
Com um orçamento de US$ 74 milhões, a missão indiana custou uma fração da sonda Maven, lançada pela Nasa – a agência espacial americana – e que entrou na órbita marciana no último domingo. "Conseguimos em nossa primeira tentativa. A ISRO desenvolveu este engenho espacial no tempo recorde de três anos, e todos os indianos estão orgulhosos de vocês", disse Modi aos membros da agência espacial.
A sonda indiana está equipada com sensores destinados a medir a presença de gás metano na atmosfera de Marte, o que reforçaria a hipótese da existência de uma forma de vida primitiva no planeta.
G1