Cidades

Soluço, arroto e refluxo podem ter relação com hábitos alimentare

Como evitar refluxo, soluço e arroto? Essas reações desagradáveis do corpo têm relação com o aparelho digestivo e podem ser influenciadas pela alimentação e hábitos do dia a dia. No Bem Estar desta quinta-feira (27), o cirurgião do aparelho digestivo Fábio Atui e a nutricionista Maria Gandini explicaram o que comer, beber e fazer para evitar esses problemas.

De acordo com o cirurgião Fábio Atui, o refluxo acontece quando a válvula que separa o estômago do esôfago não funciona direito, fazendo com que o conteúdo extrapole. Isso pode gerar sintomas, como queimação na garganta, dor e até mesmo tosse.No caso do bebês, isso pode acontecer porque eles ainda não têm o sistema nervoso totalmente formado, o que interfere também no funcionanento do intestino e esôfago, como explicou o médico. Quando ele cresce, no entanto, essa capacidade de contração do aparelho digestivo evolui. É importante, porém, que os pais estimulem a deglutição e mastigação.

Para evitar esses problemas, existem algumas dicas. Veja abaixo:
Coma devagar e diminua a garfada:
comer rápido pode provocar soluços porque a rapidez nos movimentos causa incoordenação na hora de engolir. Se o garfo tiver muita comida também, a entrada do ar pode favorecer o surgimento do arroto.
Não coma deitado: comer sentado é a melhor forma de garantir que a comida vai fazer o caminho correto e não voltar, causando o refluxo.
Coma a cada 3 horas e evite jejum prolongado: se você fica sem comer por muito tempo e exagera em uma única refeição, o estômago libera muito ácido para conseguir digerir aquela quantidade, aumentando o risco de refluxo e arroto, por exemplo. Se você come fracionado e em quantidades menores, o estômago aprende a liberar quantidades menores de ácido.
Mastigue bastante: isso evita que a comida fique muito sólida e, quanto mais pastosa, mais fácil de engolir, digerir e absorver.
Não beba muito líquido enquanto come: ao exagerar, você pode dificultar a entrada do alimento no estômago, levando a arrotos, refluxos e soluço. O ideal é tomar até 200 ml, aos poucos durante a refeição, e evitar bebidas gaseificadas.
Para parar o soluço: se for um soluço leve, prender a respiração pode ajudar. Mas se for mais persistente, a principal dica é tomar um gole de água e engolir de ponta cabeça, como mostrou o cirurgião Fábio Atui.

G1/BEM ESTAR

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.