Política

Sociedade debate Planejamento Estratégico do PJ

 
Segundo o coordenador de Planejamento do Tribunal de Justiça, Afonso Maciel, o objetivo das audiências públicas nas comarcas é garantir a ampla participação popular na construção do planejamento estratégico, que definirá os temas, as perspectivas e as diretrizes do Poder Judiciário para os próximos cinco anos.
 
“Vamos ouvir a população, juízes, servidores, operadores do Direito, para levantar as necessidades das comarcas e os anseios da população quanto à efetividade da Justiça”, disse Afonso Maciel. Ele destacou que três anseios da sociedade já são conhecidos e devem fazer parte das discussões, sendo eles a redução do estoque processual, melhora no atendimento e julgamentos mais rápidos.
 
Enquanto dá início ao seu próprio plano de ação, o Poder Judiciário de Mato Grosso participa da elaboração do Planejamento Estratégico Nacional, encabeçado pelo CNJ e que deve servir de parâmetro para todos os tribunais. No plano nacional já foram definidos 14 objetivos estratégicos, entre eles agilidade no trâmite judicial e administrativo, eficiência na gestão dos custos operacionais, e capacitação de magistrados e servidores.
 
Afonso Maciel explica que o CNJ estabeleceu uma rede de governança colaborativa, da qual participam todos os segmentos da justiça, que são os tribunais estaduais, eleitorais, militares, Justiça Federal, do Trabalho e tribunais superiores. Mato Grosso compõe o subcomitê da Justiça Estadual na região Centro-Oeste. O próximo encontro do grupo será entre os dias 18 e 19 de novembro, em Belém (PA).
 
Assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões