Internacional

Sobreviventes do ebola sofrem de problemas neurológicos

Pesquisa publicada na "Emerging Infectious Diseases" nesta quarta-feira (26) dá um panorama das sequelas deixadas pela infecção por ebola em sobreviventes. Dores de cabeça, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e enxaqueca debilitante estão entre os rastros deixados pela infecção. "Alguns sobreviventes são incapazes de cuidar de si mesmos", relata nota sobre a pesquisa.

O estudo analisou dados de sobreviventes do mais recente surto de ebola, que provocou mais de 11.300 mortes entre 2014 e 2016 na África Ocidental. Foram mais de 29.000 casos registrados, segundo a Organização Mundial de Saúde.

A pesquisa foi conduzida pela Universidade de Liverpool e King's College London, no Reino Unido, em parceria com pesquisadores de Serra Leoa (África Ocidental). "Sabíamos que uma doença tão grave como o ebola deixaria sobreviventes com grandes problemas", diz Janet Scott, uma das autoras do estudo e pesquisadora da Universidade de Liberpool.

"Me surpreendi ao ver pessoas jovens previamente ativas agora incapazes de mover metade de seus corpos, ou de conversar, ou de pegar seus filhos" — Janet Scott (Universidade de Liverpool).

No total, pesquisadores observaram anotações de mais de 300 sobreviventes do ebola. Desses, cientistas selecionaram 34 pacientes. Eles foram submetidos a exame neurológico completo, triagem psiquiátrica e investigações especializadas — incluindo imagens do cérebro.

O diagnóstico neurológico mais frequente foi o de enxaqueca, seguido por Acidente Vascular Cerebral e lesões nervosas periféricas locais. Dentre diversas disfunções psiquiátricas, cientistas diagnosticaram depressão mais grave e transtorno de ansiedade generalizada.

"Nós encontramos um amplo conjunto de sintomas neurológicos e psiquiátricos, desde os menos graves aos mais incapacitantes", diz Patrick Howlett, um dos autores do estudo e pesquisador do King's College London.

O conjunto de sintomas, dizem os cientistas, está sendo conhecido como síndrome do pós-ebola e é urgente a formação de profissionais que sejam capazes de lidar com todas as sequelas, afirmam pesquisadores.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Internacional

Orçamento de Londres-2012 dispara até os 13 bilhões de euros

A organização dos Jogos ultrapassou em quase 2,4 bilhões de euros o orçamento com o qual trabalhava, segundo revelou o
Internacional

Brasil firma parceria e estimula produção sustentável de café

A ideia da parceria é por em prática medidas que levem à redução da pobreza por meio de atividades que