Nacional

Sobrecarga e imprudência podem ter causado queda de elevador

Excesso de peso e imprudência são as causas mais prováveis para a queda de um elevador que deixou nove feridos na madrugada deste domingo (30) em Porto Alegre. Conforme a Polícia Civil, a capacidade era de seis pessoas. Portanto, havia três pessoas a mais dentro do ascensor, o que pode ter provocado uma sobrecarga. Além disso, a polícia analisa relatos de que as pessoas estivessem pulando dentro do elevador, o que caracteriza imprudência dos usuários. O grupo estava saindo de uma festa no prédio.

“Estou requisitando algumas perícias para apurar o que realmente aconteceu. Já ouvimos o síndico, moradores e o pessoal que estava na festa. As pessoas que estavam no elevador garantiram que não estavam pulando e disseram que ele começou a cair do quinto ou segundo andar. Acredito que seja por isso que não há maior gravidade em relação a feridos”, afirma ao G1 o delegado Paulo César Jardim, titular da 1ª Delegacia de Polícia, responsável pela investigação do caso.O acidente aconteceu por volta das 2h em um prédio na Avenida Borges de Medeiros, no Centro de Porto Alegre. De acordo com as informações iniciais do Corpo de Bombeiros, o elevador teria despencado do 13° andar, o que acabou não se confirmando em depoimentos posteriores à Polícia Civil.

A polícia também quer saber a data da última revisão no elevador. Não está descartada que a falta de manutenção possa ter colaborado para o acidente. "O síndico não soube informar a última manutenção feita no elevador. Vamos solicitar que a empresa responsável apresente estes documentos e comprove que estava em boas condições", adianta o delegado.

Jardim acredita que o elevador possa ter algum dispositivo automático de segurança que tenha impedido queda livre. “Queremos saber o que causou o acidente. Vamos requisitar as condições de funcionamento, se o elevador tinha dispositivo de segurança e o estado de manutenção dele. Se houver este dispositivo, é possível que ele tenha impedido uma queda mais forte”, diz Jardim.Dos nove feridos, apenas uma pessoa segue no hospital com possíveis fraturas. Os outros foram liberados na madrugada e início da manhã deste domingo (30). Os três elevadores do prédio foram interditados pelos bombeiros.

G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus