Internacional

Sobe para 90 o número de mortos em terremoto no México

Autoridades mexicanas se concentravam em restabelecer os suprimentos de água, alimentos e remédios para as vítimasO número de mortos por causa do terremoto de sexta-feira, 8, no México aumentou, na madrugada deste domingo, 10, de 65 para 90, depois que o governador de Oaxaca, Alejandro Murat, informou que foram registradas 71 mortes somente nesse estado do sul do país.

"Em reunião de avaliação, o governador Alejandro Murat diz que o número de mortos por causa do tremor aumentou para 71", informou a Secretaria de Proteção Civil de Oaxaca em mensagem divulgada através do Twitter.

Ao ser perguntada sobre se havia um número confirmado de mortos a funcionária respondeu: "Temos 71 pessoas falecidas, mas temos ainda que confirmar. Estamos nisso."

No sábado, o coordenador nacional de Proteção Civil, Luis Felipe Puente, tinha dito em uma entrevista ao mesmo canal que o balanço preliminar de mortos do tremor era de 65, "dos quais são 15 em Chiapas, 46 em Oaxaca e quatro em Tabasco".

O Serviço Sismológico Nacional (SSN) indicou no seu relatório mais recente que, até a meia-noite do sábado, aconteceram 846 réplicas do tremor de magnitude 8,2 de quinta-feira à noite.

Autoridades mexicanas se concentravam no sábado, em restabelecer os suprimentos de água, alimentos e remédios para as vítimas do terremoto que atingiu o sul do país na sexta-feira. Equipes de resgate continuam trabalhando em busca de vítimas. Na costa caribenha do país, o furacão Katia chegou de madrugada, trazendo chuvas e ventos de até 120 km/h. 

“O poder desse terremoto foi devastador, mas temos certeza de que com união, solidariedade e responsabilidade nos sairemos bem”, disse o presidente Enrique Peña Nieto. O chefe de estado também decretou luto oficial de três dias no país.

Ao menos 1,8 milhão de pessoas ficaram sem energia em virtude do tremor. Autoridades informaram ainda que 428 casas foram destruídas e 1,7 mil, danificadas, no Estado de Chiapas, o mais próximo do epicentro do abalo. 

Autoridades locais acreditam que o número de mortos deva aumentar nas próximas horas, assim que avançar o trabalho das equipes de resgate. O terremoto ocorreu a quase 100 quilômetros da costa, a uma profundidade de 69 quilômetros, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). 

O fato de ter ocorrido a uma grande profundidade, segundo especialistas, diminuiu a intensidade dos estragos. Em 1985, um tremor de 8,1 na escala Richter matou 10 mil pessoas na Cidade do México. 

Furacão. O Katia tocou a terra na noite de sexta-feira na costa do Estado mexicano de Veracruz, no Golfo do México, perdendo força e passando à categoria 1 na escala Saffir-Simpson , que vai de 1 a 5, antes de ser rebaixado novamente à categoria de tempestade tropical.

A tempestade perdeu força durante a madrugada, depois de atingir a costa leste do país.Katia pode provocar fortes chuvas e inundações de rios, no momento em que país se recuperar do terremoto.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Internacional

Orçamento de Londres-2012 dispara até os 13 bilhões de euros

A organização dos Jogos ultrapassou em quase 2,4 bilhões de euros o orçamento com o qual trabalhava, segundo revelou o
Internacional

Brasil firma parceria e estimula produção sustentável de café

A ideia da parceria é por em prática medidas que levem à redução da pobreza por meio de atividades que