Cidades

Só concursados não devem ir ao trabalho em ponto facultativo

O Dia do Evangélico não deverá atingir nenhum órgão público nesta segunda-feira, com exceção das escolas municipais. O feriado criado pela Câmara de Vereadores este ano, foi considerado ponto facultativo em ser sancionado. 

Sem feriado nos órgãos estaduais

O Governo do Estado informou que os órgãos da administração estadual funcionarão em período normal de expediente na segunda-feira, 31 de agosto.

Prefeitura

O prefeito Mauro Mendes determinou que todos os secretários, adjuntos e servidores comissionados compareçam ao trabalho. Tanto no Palácio Alencastro, que abriga várias secretarias, como em outros locais, que sediam outras pastas, o expediente será normal. 

O feriado chegou a ser vetado pelo prefeito, que entendeu a desnecessidade de outro feriado na capital. 

Comércio

Os vereadores derrubaram o veto do prefeito, mas recuaram diante a reclamação oficial da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL) e decidiram transformar o feriado em ponto facultativo. O que significa que o comércio irá funcionar normalmente nesta segunda-feira.

O decreto de mais um feriado municipal agradou a comunidade evangélica, porém causou a revolta de comerciantes, que diante a crise econômica, teriam que ficar mais um dia de portas fechadas.

Escolas municipais de Cuiabá

A única exceção será nas escolas municipais. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura o poder executivo decidiu liberar os professores e as escolas, já que não se pode obrigar o servidor de carreira a comparecer ao trabalho. Mas as sedes de todas as secretarias, inclusive a da Secretaria de Educação, estarão abertas e a parte administrativa irá funcionar, assim como a área de saúde, que por ser um serviço essencial, funcionaria mesmo que fosse feriado.

Vacinação

A Secretaria de Saúde de Cuiabá informou que nos 44 postos das unidades básicas de saúde – Postos de Saúde da Família (PSF’s) e Centros de Saúde -, em todas as quatro Regionais da Capital, não haverá vacinação da Campanha Nacional contra a Poliomielite na próxima segunda-feira (31), em razão do ponto facultativo, em comemoração ao Dia do Evangélico. 

A campanha nacional teve inicio no último dia 15 e termina no dia 31 de agosto. A campanha tem como objetivo vacinar indiscriminadamente crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade mantendo, desta forma, elevadas as coberturas vacinais  em todos os municípios, evitando a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite no país.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.