Cidades

Só 9,3% dos alunos do ensino médio sabem o esperado em matemática

Um estudo feito pelo Todos Pela Educação com base no desempenho dos alunos nas avaliações da Prova Brasil e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2013 mostra que somente 9,3% dos estudantes do 3º ano do ensino médio aprenderam o considerado adequado em matemática. No caso de português, o índice foi de 27,2%. Para chegar a esta meta é preciso ter tirado ao menos 350 pontos em matemática e 300 em português. O índice considera o resultado de alunos de escolas públicas e particulares.

Considerando as três últimas edições da Prova Brasil, o índice para o ensino médio vem apresentando uma queda. Em 2009, 11% dos alunos tinham o aprendizado adequado. Em 2011, caiu para 10,3%. E, dois anos depois, 9,3%.

A meta do Todos pela Educação é que todo aluno tenha o aprendizado adequado em matemática até 2022. Nesta escalada, a previsão para 2013 era que o índice fosse acima de 28%. Mas o aprendizado dos jovens, incluindo nas escolas particulares, patina.

"É fundamental repensar Ensino Médio, que ficou por anos estagnado e agora apresenta retrocesso de seus indicadores,  e também ter políticas focadas nos anos finais do Ensino Fundamental, que já demonstram estagnação em patamares muito baixos de proficiência.", afirma a diretora-executiva da ONG, Priscila Cruz.

O problema em matemática já se manifesta no ensino fundamental. No 5º ano, ao final do primeiro ciclo, 39,5% dos alunos saem com domínio adequado da disciplina. Já no 9º ano, ao final do ensino fundamental, o índice é de 16,4%.

Em português, a situação é um pouco melhor. No 5º ano do ensino fundamental, 45,1% dos alunos atingiram o nível adequado. No 9º ano, o índice foi de 28,7%. E no ensino médio, 27,2%. No entanto, na comparação com os anos anteriores, o índice teve melhora no ensino fundamental, mas piorou no ensino médio.

As notas dos alunos na Prova Brasil são divididas em dez níveis por escalas de pontos (de abaixo do nível 1 ao nível 9). O Movimento Todos pela Educação redistribui a escala em quatro níveis em uma escala de proficiência: insuficiente e básico (abaixo do adequado), proficiente e avançado (dentro do adequado).

A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. As médias de desempenho nessas avaliações também são usadas para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A prova é amostral, ou seja, não são todas as escolas que participam.

Fonte: G1

Redação

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