Desde esta terça-feira (21) a pessoa que realiza uma chamada via celular a qualquer um dos números de emergência da Segurança Pública – 190, 193 e 197 – recebe um torpedo SMS com o seguinte texto: “Você fez uma chamada ao número de emergência. Estamos empenhados em lhe atender”. A mensagem contem ainda o número e o dia da ocorrência gerada no sistema.
A ação da Secretaria de Segurança Pública (Sesp) tem investido na aproximação com o cidadão, em conformidade com a nova política do Governo do Estado, que preza pela transparência dos serviços.
Quando a ligação feita por telefone celular for classificada como trote pelos atendentes do call center do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), a pessoa receberá a seguinte mensagem: “Ciosp informa! Você fez uma chamada ao número de emergência que foi classificada como TROTE. TROTE é ato criminoso de acordo com o artigo 340 do Código Penal”.
Em 2014, a Sesp registrou 52 mil trotes aos números de emergência do Ciosp, que foram passados via celular. Este ano, de janeiro a maio, já são 27.500 mil.
As mensagens enviadas pela Sesp via torpedo são apenas informativas, ou seja, não solicitam qualquer tipo de dado ao cidadão. “É importante destacar que a Segurança Pública não envia propaganda, boleto de cobrança e nem pede recadastramento de nada. O formato das mensagens é padrão e são apenas informativas”, alerta o superintendente de Tecnologia da Informação da Sesp, Walmir Oribe.
O cidadão também recebe torpedos SMS quando utiliza outros serviços da Segurança Pública como, por exemplo, o de identificação civil. Há mais de um mês, a pessoa que solicita a primeira ou segunda via do documento de identidade (RG) recebe o número do protocolo do seu pedido via mensagem de texto, para que acompanhe a confecção do documento junto à Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).
“Quando o RG fica pronto, o solicitante recebe uma mensagem no seu celular informando que o documento está pronto para retirada”, destacou Walmir Oribe. Desde que o serviço iniciou, já foram enviadas 18 mil mensagens.
Outro informativo via SMS disponibilizado pela Segurança Pública é para o cidadão que registra um Boletim de Ocorrência em qualquer uma das delegacias da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso. Uma mensagem de texto via celular é enviada informando para qual delegacia especializada foi encaminhado o registro. Desde junho, quando o sistema começou, até está terça-feira (21), já foram enviadas 10 mil mensagens.
O objetivo é deixar o cidadão informado para que ele possa acompanhar o andamento do Boletim de Ocorrência. Na mensagem de texto é informado o número do B.O., o nome e o telefone da delegacia especializada que irá investigar a ocorrência.
Quem registra acidente de trânsito sem vítima no Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, em Cuiabá, também recebe torpedo SMS informando que a certidão de trânsito está disponível na internet para impressão. O serviço facilita a vida do cidadão, pois ele não precisará ir até a unidade de trânsito da Polícia Militar.
A emissão pode ser feita a qualquer hora do dia e semana, pois o sistema fica 24 horas no ar. Segundo o superintendente de TI da Sesp, o sistema da emissão da certidão de trânsito será expandido ao interior do Estado. “O sistema funciona desde 2013 e emite em média mil torpedos SMS por dia”, acrescentou.
Walmir Oribe destacou ainda que o maior investimento realizado é no domínio do conhecimento, pois todos os sistemas da Segurança Pública são projetados e desenvolvidos pela equipe de tecnologia de informação (TI) da Sesp. "Estamos modernizando a Segurança para torná-la mais rápida, eficaz e transparente. Temos que ter a visão de que a Segurança Pública é um serviço público que deve ser prestado com qualidade ao cidadão", frisou o secretário Executivo de Segurança Pública, Fábio Galindo Silvestre.
(Assessoria)