Saúde

SMS de Cuiabá divulga cronograma de ações da campanha ‘Julho Amarelo’ de combate e prevenção das ISTs

Letícia Kathucia

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS), por meio da Coordenadoria de Serviços Especializados/IST, promoverá a partir do dia 12 deste mês a campanha ‘Julho Amarelo’, que envolverá ações de acolhimento, informação, estatística, controle e distribuição de insumos e medicamentos com o intuito de promover o bem-estar das pessoas portadoras de infecções sexualmente transmissíveis (IST). As ações serão realizadas em todas as unidades básicas de saúde, com a aplicação de testes rápidos. Caso o resultado seja positivo, o paciente será encaminhado, com sigilo garantido, para tratamento nos Serviços de Assistência Especializada (SAE).

Em Cuiabá, os SAEs estão localizados no bairro Lixeira e na Clínica da Família, no CPA I. Os atendimentos são conduzidos por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e farmacêuticos. De acordo com registros do Sistema de Controle Logístico de Medicamentos (SICLOM), atualmente 5.958 pacientes estão inscritos no programa IST, com uma média mensal de cerca de 5.268.

“A confirmação dos diagnósticos entre os pacientes que buscam nossas unidades de saúde é um alerta para a implementação de atividades que reforcem as ações preventivas. Essas iniciativas estão alinhadas ao calendário do Ministério da Saúde (MS), que destaca o mês de julho como período de prevenção às Hepatites B e C, simbolizadas pela cor amarela. As atividades serão principalmente educativas e preventivas, incluindo palestras, consultas médicas e testes rápidos com o suporte direto das equipes multidisciplinares”, explicou Flávio Rangel, coordenador do Programa IST/AIDS e Hepatites Virais da SMS.

Segue o cronograma detalhado da campanha:

  • 12 de julho (sexta-feira): SAE Lixeira, durante todo o dia.
  • 15 de julho (segunda-feira): Centro de Especialidades do Coxipó, durante todo o dia.
  • 16 e 17 de julho (terça e quarta-feira): Clínica de Hemodiálise, período matutino em ambos os dias.
  • 22 de julho (segunda-feira): Centro de Reabilitação (CER), do Planalto, no período vespertino.
  • 24 de julho (quarta-feira): CER Pascoal Ramos, período da tarde.
  • 26 de julho (sexta-feira): Policlínica do Pedra 90, período integral com diversas atividades.
  • 27 de julho (sábado): Encerramento da campanha no SAE Norte, durante todo o dia. 

Foto: Davi Valle

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

DESTAQUE 3 Saúde

Em defesa do SUS: um chamado à ação coletiva

Juliano Gasparetto* A escassez de recursos na saúde pública brasileira é um problema crônico. Desde o início do Plano Real,
DESTAQUE 4 Saúde

A Importância Vital do Profissional Farmacêutico no Sistema Único de Saúde

Por Valéria Gardiano O Sistema Único de Saúde (SUS) é a principal política pública de saúde do Brasil, garantindo acesso