Mais um dia especial para Kelly Slater. Lenda do surfe e onze vezes campeão mundial, ele acertou um belo giro de 720 graus, de alta dificuldade, durante um treinamento em Peniche, Portugal. O local é a sede da penúltima etapa do Circuito Mundial de Surfe (WCT). A manobra, que é perseguida pelos principais nomes do mundo, repercutiu e ganhou destaque em veículos especializados. A rotação é considerada inédita. Rival de Slater na disputa pelo título da temporada, Gabriel Medina viu as imagens e se impressionou: ''Sinistro''.
Em 2012, um surfista havaiano já havia acertado um giro de 720 graus, mas de rotação diferente. Foi um "double alley oop", que é mais rápido e mais simples de fazer. Na época, a manobra de Albee Layer também teve grande repercussão. O também surfista brasileiro Pedro Scooby comentou o feito de Slater, um "aereo full rotation 720" (dois giros no ar). Layer e Slater fizeram o giro para lados opostos. Veja aqui as duas manobras
– Eu estava indo muito rápido. Kolohe (Andino) tinha me falado que o vento estava muito louco. Eu tentei fazer a manobra que eu pudesse. Fiquei surpreso quando vi que continuei em cima da minha prancha. Foi muito legal – afirmou Kelly.
– Foi a primeira vez no mundo do surfe essa manobra, nessa rotação. O Kelly já enterrou umas quatro gerações e continua cada vez mais se superando e acompanhando a evolução das mais novas gerações. Por isso ele é o Kelly Slater – disse Scooby.
Aos 42 anos, Slater briga para levar mais um caneco para sua extensa coleção, o veterano tem como adversário o brasileiro Gabriel Medina. Fenômeno da nova geração, o jovem de 20 anos está perto de igualar o seu recorde e se eternizar como o primeiro brasileiro campeão do mundo no surfe em Peniche, Portugal. Basta vencer a disputa ou até mesmo terminar em nono lugar, em uma combinação de resultados entre Slater, Mick Fanning, Joel Parkinson e John John Florence.
O campeonato, que começou nesta terça-feira, tem a janela aberta até o dia 23. Medina e Slater estrearam com vitórias e avançaram direto para a terceira fase.
Globo Esporte