Completando a sua quarta década, a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), também em 2015, realiza mais a eleição para a diretoria da instituição que fomenta o setor industrial no estado. Sem concorrência e após um ‘acordão’ entre os 37 sindicatos aliados, foi constituída a chapa única ‘Indústria Mais Forte’, cujo atual presidente Jandir Milan segue para reeleição. A chapa reunirá 61 empresários que representarão no próximo triênio (2015 a 2018) a federação estadual, no cenário nacional.
O prazo final para as inscrições de novas chapas terminou em agosto, porém além da chapa de Milan nenhuma outra foi registrada. As eleições acontecerão no dia 2 de outubro e a posse da ‘nova’ diretoria está marcada para o dia 29 do mesmo mês.
A chapa única, resultado de consenso entre os industriais de Mato Grosso, dará mais um mandato à gestão de Milan, que está à frente da entidade desde 2012. Entre as principais conquistas de Milan como presidente da entidade está o reconhecimento nacional do Senai-MT, pelo quarto ano consecutivo, como o Senai com o melhor desempenho do Brasil. A conquista mostra a liderança horizontal, junto a Diretora Regional do Senai, Lélia Rocha Abadio Brun.
Outros destaques da instituição foram a liderança nas matrículas do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) do Estado, os projetos de ampliação, modernização e inauguração de mais unidades operacionais do Senai e do Sesi em vários municípios, a expansão de serviços de saúde e segurança no trabalho para as indústrias e o projeto social Multiação, criado em sua gestão e que atendeu, em quase dois anos, mais de 150 mil pessoas com serviços gratuitos.
O apoio ao atual presidente é confirmado pelo seu vice, Edgar Teodoro Borges (Agrimat Engenharia), o que lhe credenciará para um novo mandato. “O nosso grupo é coeso e o apoiamos 99%, para não dizer 100%. Sem dúvida alguma contamos com uma gestão elogiada e, além disso, temos uma administração que produz bons resultados e números”, comentou. Além disso, Edgar afirmou que “a nossa federação vem acompanhando a cada ano que passa o desenvolvimento do estado. Mato Grosso é uma região que produz produtos primários e a Fient vem fazendo sua parte tentando implementar uma indústria de maior pujança, de maior transformação para absorção das matérias primas aqui produzidas”.
Por fim, o vice-presidente falou que a Fiemt tem levado o nome de Mato Grosso para além das fronteiras do nosso estado, o que tem tornado cada dia mais forte o atual grupo gestor. “O processo das eleições está bem, nós temos um grupo forte e unido. A federação está acima de tudo, indo bem no contexto nacional. Se compararmos com o pró-amazonas, estamos, disparados, entre as três primeiras do Brasil. Isso nos orgulha muito e nos leva a manter a política que temos praticado ao longo do tempo. Como essa política tem trazido resultados fantásticos, nós não temos desejo de mudança”, finalizou.
Os 61 empresários da chapa única concorrem aos cargos de diretores, conselheiros fiscais e delegados representantes na Confederação Nacional da Indústria (CNI). Jandir Milan, que deverá ser reeleito, é industrial dos segmentos de móveis e tecnologia da informação e compunha a Diretoria do ex-presidente Mauro Mendes, como seu 1º vice-presidente, assumindo a Fiemt durante seu período de licença. Milan está à frente da instituição desde 2012.
Mauro Mendes, na época apenas empresário do setor metalúrgico, foi eleito por unanimidade. Mendes era vice-presidente da FIEMT desde 2003 e, antes disso, foi diretor suplente da instituição. Também foi eleito com uma chapa de consenso.
Antes do atual prefeito Mauro Mendes, o presidente da instituição foi o empresário Nereu Luiz Pasini (2003 a 2006). Ele foi um dos empresários pioneiros que desbravaram o Norte do Estado na década de 80. Como empresário do setor madeireiro de Sinop, acabou entrando para a vida sindical, sendo um dos fundadores do maior sindicato madeireiro de Mato Grosso, o Sindusmad. Foi diretor da Fiemt desde 1986. Em 2002, assumiu a presidência da federação, quando o presidente Alexandre Furlan se licenciou para assumir a Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia.
Pasini foi antecedido por Alexandre Furlan (2000 a 2003) e por Carlos Antônio de Borges Garcia (1994 a 2000).
FIEMT
A Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso é a principal entidade de representação das indústrias do estado de Mato Grosso e tem sede na cidade de Cuiabá. O Sistema FIEMT é composto pelas entidades SESI (Serviço Social da Indústria), SENAI (Serviço de Nacional de Aprendizagem Industrial) e IEL (Instituto Euvaldo Lodi).