O Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, disponibilizou a consulta para a oferta de vagas do processo seletivo para o segundo semestre do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Ao todo serão ofertadas 65.932 vagas para ingresso em 73 instituições públicas de ensino superior. As inscrições para o Sisu serão abertas no dia 28 de junho e podem ser realizadas até as 23h59 do dia 1º de julho, horário oficial de Brasília-DF.
No portal Acesso Único já é possível consultar as vagas ofertadas por modalidade de concorrência, cursos e turnos, instituições e localização dos cursos. Também é possível acessar a íntegra do documento de adesão de cada uma das 73 instituições que aderiram a essa edição do Sisu.
O total de cursos de graduação com oferta de vagas é de 2.043. Só para Medicina são ofertadas 1.583 vagas.
Os 10 cursos com as maiores ofertas de vagas são, nesta ordem: Pedagogia, Administração, Matemática, Ciências Biológicas, Química, Direito, Física, Medicina, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica.
As 10 instituições por ordem de maior número de vagas ofertadas nesta edição do Sisu são as seguintes:
-
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
-
Universidade Federal Fluminense
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
-
Universidade Federal do Maranhão
-
Universidade Estadual da Paraíba
-
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
-
Universidade Federal de Alagoas
-
Universidade Federal do Amazonas
-
Universidade Federal do Piauí
-
Universidade Federal do Espírito Santo
Para participar do Sisu, será exigido do candidato que ele tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição de 2021, obtido nota superior a zero na prova de redação, e não tenha participado do Enem na condição de treineiro.
O Sisu é o sistema informatizado do MEC no qual as instituições públicas de educação superior, sejam elas federais, estaduais ou municipais, oferecem vagas a serem disputadas por candidatos inscritos em cada edição da seleção. Os candidatos são selecionados para as opções de cursos indicadas no ato de inscrição, de acordo com a melhor classificação de nota obtida na edição mais recente do Enem.
Cronograma
-
Inscrições: de 28 de junho a 1° de julho;
-
Resultado da chamada única: 6 de julho;
-
Matrícula: 13 a 18 de julho;
Lista de espera
Manifestar interesse em participar da lista de espera: de 6 a 18 de julho.