Em entrevista coletiva hoje em Brasília, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, destacou é para a ampliação de vagas no curso de medicina.
— Eu destaco o forte crescimento em Medicina, em 2013 foram oferecidas 1.830 vagas e este ano temos 2.925, um aumento de 59%. Isso tem a ver com esforço do governo de aumentar o número de médicos no País. Destaco também as engenharias, que apresentaram uma forte expansão e hoje conta com mais de 25 mil vagas.
Das mais de 171 mil vagas oferecidas, cerca de 20 mil estão em Minas Gerais, Estado com maior oferta de oportunidades. Já as instituições que mais oferecem vagas estão na região Nordeste, com destaque para a UFPB (Universidade Federal de Paraíba) e a IFC (Universidade Federal do Ceará).
Em 2014, os estudantes poderão disputar vagas em 115 instituições públicas de 453 municípios com oferta de 4.723 cursos, segundo o MEC, 26% a mais que em 2013.
Inscrições
Estudantes podem se inscrever a partir desta segunda-feira (6) até as 23h59 (horário de Brasília) da próxima sexta-feira (10). Nesta primeira edição de 2014, o estudante pode fazer até duas opções de curso.
O Sisu seleciona estudantes com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A inscrição só poderá ser feita pelo estudante que tenha participado da edição de 2013 do Enem. O estudante vai precisar do número de inscrição e da senha no Enem.
Ao longo do período de inscrições, a classificação parcial e a nota de corte dos candidatos serão divulgadas on-line diariamente para consulta a qualquer hora do dia. No próprio sistema, o estudante pode tirar dúvidas sobre notas de corte, datas das chamadas, período de matrículas nas instituições, resultados e lista de espera.
A consulta à oferta de vagas e as inscrições serão feitas exclusivamente na página do Sisu na internet. A primeira chamada sai na próxima segunda-feira, 13 de janeiro. As matrículas serão entre 17 e 21 de janeiro. A segunda convocação será no dia 27, com registro acadêmico entre o dia 31 seguinte e 4 de fevereiro.
Já entre 27 de janeiro e 7 de fevereiro serão recebidas as inscrições para a lista de espera. A chamada será feita pelas instituições no dia 11.
R7