Com ajuda de imagens de câmeras do Programa Vigia Mais MT, a polícia frustrou, na madrugada desta segunda-feira (12.1), um plano de furto de equipamentos eletrônicos em uma escola estadual no bairro Jardim Itamaraty, em Cuiabá.
A visualização da invasão da escola por operadores de câmeras no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), possibilitou o acionamento imediato de equipes policiais, impedindo.
Por volta das 3h20, operadores visualizaram, por meio da câmera instalada na Escola Estadual Cleinia Rosalina Souza, a movimentação de três indivíduos acessando a unidade pelo portão dos fundos e retirando objetos do interior da instituição. As imagens mostraram os suspeitos carregando aparelhos de televisão.
Imediatamente, a situação foi repassada ao 3º Batalhão da Polícia Militar, que acionou as equipes da área. Ao entrarem no prédio, os policiais encontraram os produtos do furto já separados para retirada, totalizando nove televisões de polegadas diversas, além de ferramentas utilizadas no arrombamento, como alicate tesoura para vergalhão e chaves de fenda e Philips, que estavam amontoadas ao lado do portão danificado.
No interior da escola, a equipe localizou um dos envolvidos, de 36 anos, escondido, sendo dada voz de prisão. Pouco depois, outro suspeito, também de 36 anos, foi abordado nas proximidades do muro da instituição. As imagens das câmeras confirmaram a participação dele na ação criminosa.
O terceiro suspeito não foi localizado, apesar das buscas realizadas no interior da escola e das rondas feitas no bairro.
Os dois suspeitos foram encaminhados à Central de Flagrantes para a confecção do boletim de ocorrência e demais providências. Durante a busca pessoal, foi encontrada com um deles uma porção de substância análoga à pasta base de cocaína. As televisões permaneceram na escola por falta de logística para transporte até a delegacia.
A atuação rápida reforça a importância do videomonitoramento como ferramenta estratégica de prevenção e resposta a crimes, contribuindo para a proteção do patrimônio público e a segurança das unidades escolares em Cuiabá.
O Vigia Mais MT
Até o momento, 129 municípios aderiram ao Vigia Mais MT e 19.900 câmeras foram entregues. Desse total, 15.900 estão em operação no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), enquanto as demais se encontram em fase de instalação.
Com Assessoria

