Mix diário

Sistema financeiro internacional demonstra resiliência, diz ata do Comef

O Comitê de Estabilidade Financeira (Comef) do Banco Central (BC) afirmou, na ata da sua reunião de maio, que o sistema financeiro internacional vem demonstrando resiliência, e que as expectativas sobre as trajetórias das políticas monetária e fiscal seguem relevantes, mas são acompanhadas de incerteza crescente em função dos efeitos líquidos do reposicionamento da política comercial.

“Em abril, essa incerteza se traduziu em maior volatilidade e reprecificações abruptas. Após um alívio temporário na imposição de tarifas, os preços dos ativos – com relevante exceção do dólar – retornaram a patamares próximos aos anteriormente observados”, diz a ata.

O Comef observou que, desde a última reunião, as condições financeiras internacionais ficaram menos restritivas. Nas economias avançadas, o impulso de crédito converge para a neutralidade, com o ritmo de expansão se alinhando ao crescimento da atividade econômica. “A liquidez segue em processo de contração ordenada, tanto nos balanços dos bancos centrais quanto nas reservas bancárias”, aponta.

Também foi observado que a maioria das jurisdições manteve inalterados seus buffers contracíclicos de capital e que muitas adotam a sistemática do buffer neutro positivo, “que consiste na manutenção de um nível mínimo de capital adicional contracíclico mesmo em períodos sem acúmulo significativo de riscos financeiros”.

Estadão Conteudo

About Author

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve