A instabilidade do sistema não é nenhuma novidade para os motoristas que dependem do Detran para manter os documentos em ordem. E mesmo após greve dos servidores em 2013 pedindo melhorias e aumento de 10% na cobrança das taxas, o serviço continua deixando a desejar.
O motorista Josinei Prado, que já estava aguardando atendimento há mais de cinco horas, classifica como “absurdo” o fato de ter que perder o dia todo para regularizar a documentação e não receber atendimento a altura do valor cobrado.
“Qualquer coisa que precisamos fazer depende de muita burocracia e para piorar o atendimento é ruim, pois é muito fácil encontrar esse sistema fora do ar. E eu não sei para onde vai o dinheiro de tantas taxas que pagamos, pois não vejo resultado nem nas ruas nem aqui dentro do Detran”, destaca o motorista.
Dessa forma, quem deseja abrir processo para retirada de habilitação ou até mesmo questões referentes a licenciamento de veículo terá que esperar o sistema voltar a funcionar. Também questões relacionadas a emplacamento e documentação dos veículos, que dependem da internet, vão ter que aguardar.
Outro lado
Em resposta ao problema, a assessoria do Detran informou que o sistema está fora do ar devido a problemas técnicos ocorridos na base de dados do SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados). Assim que foi identificado o problema, vários chamados foram abertos junto Serviço Federal, mas até o momento não foi informada nenhuma previsão do retorno do sistema Detran-Net.
A Coordenadoria de Tecnologia da Informação do Detran-MT juntamente com o Centro de Processamento de Dados de Mato Grosso (Cepromat) estão cobrando providências ao SERPRO.