Há pouco mais de um mês do lançamento da nova geração de iPhones, a Apple estuda dar mais funcionalidades para a Siri, assistente de voz da empresa. De acordo com o especialista da Bloomberg, Mark Gurman, a companhia pode integrar recursos por voz em aplicativos como Instagram, Uber e YouTube com a Apple Intelligence.
Com a promessa de lançamento para 2026, os usuários do iOS teriam o controle de voz otimizado para aplicativos de terceiros, sendo possível fazer comentários, postagens e compras em e-commerces.
Mesmo que a empresa já tenha confirmado que, a partir de setembro de 2025, a atualização do iOS 26 – até então iOS 19 – estará disponível para os usuários de iPhone, ainda não se pode dizer o mesmo sobre a otimização dos comandos de voz.
Segundo reportagem da Bloomberg, a previsão é que a assistente da marca, a Siri, seja reformulada ainda neste ano. Isso acontece, sobretudo, devido a alguns desafios relacionados à segurança das informações, como a sensibilidade de operações em aplicativos financeiros, como bancos.
Essa não é a primeira vez que a Apple instiga sua base de clientes com a promessa de comandos de voz para tarefas do cotidiano. Em 2024, quando a Siri recebeu alguns ajustes ainda no iOS 17, o público tinha a expectativa de que comandos simples, como adicionar determinado evento à agenda, poderiam finalmente ser possíveis por meio do controle de voz.
Na época, o que se dizia era que a Siri ainda não possuía uma consciência contextual refinada, o que limitava as interações humanas a comandos mais simples, como perguntas e consultas rápidas.
Se a atualização realmente acompanhar o lançamento dos modelos atualizados de iPhone, mesmo que apenas em 2026, a Siri assumirá um papel mais central no ecossistema de dispositivos da Apple, tornando-se efetivamente uma assistente multifuncional e responsiva aos usuários.
Nos últimos meses, o CEO da companhia, Tim Cook, foi alvo de crítica pelo desenvolvimento lento da Apple Intelligence – a empresa estaria defasada no uso de inteligência artificial em seu sistema operacional. Sua principal rival no mercado de celulares, a Samsung, lançou o Galaxy AI em janeiro de 2024, e tem dominado as ferramentas de IA em celulares desde então.