Mix diário

Sinner vence revanche contra Alcaraz de virada e conquista o título de Wimbledon pela 1ª vez

No reencontro dos dois melhores tenistas da atualidade, após a épica final de 5h29min em Roland Garros, Jannik Sinner conseguiu a revanche e derrotou Carlos Alcaraz por 3 sets a 1, parciais de 4/6, 6/4, 6/4 e 6/4, em 3h04min de partida, neste domingo, conquistando o inédito título de Wimbledon.

“É muito emocional, porque sofri uma derrota muito dura em Paris”, afirmou Sinner durante a cerimônia de premiação. “Mas, no fim das contas, não importa como você vence ou perde em torneios importantes, você só precisa entender o que fez de errado e tentar trabalhar nisso, e foi exatamente isso que fizemos”, completou o novo campeão de Wimbledon.

Com a vitória na grama londrina, o primeiro italiano campeão em Londres alcançou seu quarto título de Grand Slam – somava dois troféus do Aberto da Austrália e um do US Open – e impediu o terceiro triunfo consecutivo do espanhol no Grand Slam inglês. De quebra, Sinner ampliou a vantagem na liderança no ranking da ATP para 3.430 pontos sobre o vice-líder e encerrou a série de cinco derrotas consecutivas para o rival.

“Sou muito grato por estar saudável e ter ótimas pessoas ao meu redor, e segurar este troféu significa muito”, afirmou Sinner, que agradeceu o espanhol. “É muito difícil jogar contra você, mas temos um relacionamento incrível dentro e fora das quadras, apenas tentamos nos desenvolver. Para isso precisamos das melhores equipes do mundo. Você vai segurar este muitas vezes. Você já tem dois.”

Alcaraz, por sua vez, ainda leva a melhor nos confrontos diretos contra o italiano, com oito vitórias e cinco derrotas, e terá ótima chance de se aproximar do rival até o US Open, já que só defenderá 60 pontos no período contra 3.200 do campeão de Wimbledon. Por outro lado, o dono de cinco títulos de Grand Slam sofreu sua primeira derrota em decisão de Major.

“Estou muito feliz por poder construir um ótimo relacionamento fora das quadras, mas também uma boa rivalidade dentro delas. Isso me faz melhorar a cada dia, então muito obrigado e parabéns”, afirmou o vice-líder do ranking.

Na Era Aberta, a partir de 1968, somente Sinner e Alcaraz conseguiram repetir o feito de Roger Federer e Rafael Nadal, que se encontraram nas finais de Roland Garros e Wimbledon na mesma temporada. Além disso, Sinner e Alcaraz dividiram os títulos dos últimos sete Grand Slams.

A partida deste domingo começou morna, com ambos sacando com segurança e confirmando seus serviços. No quinto game, após muito equilíbrio, Sinner aproveitou os erros do espanhol e conseguiu a primeira quebra do jogo. Confiante na Quadra Central de Wimbledon e com poucos erros até então, o número 1 do mundo fez 4/2.

Em desvantagem, Alcaraz ligou o alerta e engrenou na partida. Com uma reação rápida, o espanhol quebrou o serviço do italiano no oitavo game (4/4), retomou a dianteira em 5/4 com um ace e aproveitou a queda de rendimento do adversário, que errava mais, para quebrar novamente o saque do rival e fechar o primeiro set em 6/4.

Sinner não se deixou abater pelo revés parcial e, logo no início do segundo set, aproveitou os três break points a seu favor para quebrar o serviço de Alcaraz. O espanhol teve a chance de igualar no segundo game, mas desperdiçou seu break point e o italiano, com menos erros não forçados na segunda parcial, abriu 2/0.

A partir daí, o confronto se manteve equilibrado, com games intensos e disputados ponto a ponto. No sétimo, o número 1 do mundo teve a chance de abrir 5/2, mas desperdiçou o break point. Mesmo assim, bastou a Sinner manter a tranquilidade para confirmar seus dois serviços e fechar o set, com boas paralelas, em 6/4.

Assim como na parcial anterior, Sinner entrou agressivo em quadra no terceiro set e teve dois break points logo de cara, mas o número 2 do mundo se recuperou e confirmou o serviço. Com os dois tenistas concentrados, a partida permaneceu equilibrada até o nono game, quando, enfim, o italiano conseguiu quebrar o serviço do espanhol, fazendo uma leitura mais rápida do jogo, e sacou para virar o placar para 2 sets a 1, fechando o set novamente em 6/4.

Em melhor momento na partida, Sinner passou a controlar mais o jogo no quarto set e quebrou o serviço de Alcaraz no terceiro game, antes de abrir 3/1. No limite, o espanhol assumiu riscos, mas o italiano dava poucas chances – e até contava com a sorte em momentos cruciais. No quinto game, ele confirmou o serviço graças ao toque da bola na rede e, no oitavo, salvou três break points para fazer 5 a 3. Ofensivo, Sinner confirmou seu saque, com direito a três match points, para conquistar o título com outro 6/4 e encerrar o jejum de cinco partidas diante do principal rival.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve