Cidades

Sindspen manifesta repúdio às declarações do prefeito sobre tiroteio

Em nota enviada nesta quinta-feira (15), o Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen – MT) manifestou repúdio às declarações feitas pela Gestão da Prefeitura Municipal de Cuiabá sobre o tiroteio que aconteceu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Morada do Ouro na última terça-feira (13), resultando em cinco feridos.

O Sindspen acredita que a prefeitura "estaria colocando a responsabilidade nos agentes penitenciários para encobrir a falta de ações efetivas para garantir a segurança dos funcionários da UPA".

Ontem (14), o Prefeito Emanuel Pinheiro, junto do Secretário Municipal da Ordem Pública, o coronel Leovaldo Sales, e da Secretária de Saúde, Elizeth Araújo, realizou uma coletiva de imprensa sobre o caso, mostrando-se sensibilizado com as vítimas, mas apontando que a segurança pública é um dever do Estado, não do Município. Leovaldo Sales acredita que o incidente aconteceu por quebra de protocolo.

O Sindspen conta que todos os procedimentos de segurança pré-determinados pelo Manual de Procedimento Operacional Padrão do Sistema Penitenciário de Mato Grosso (POP) foram seguidos e que as ações dos Agentes Penitenciários encontram respaldo legal.

O sindicato diz que não aceitará ser responsabilizado por uma irresponsabilidade que não é sua. “Nós repudiamos a tentativa de desviar o foco do problema que é muito mais complexo do que se apresenta. Não aceitaremos que nossos servidores sejam alvo de injustiças”, afirma o Sindspen na nota.

Tentativa de fuga termina em tiroteio

O detento José Edmilson Bezerra Filho foi direcionado na última terça-feira (13) à UPA da Morada do Ouro após sentir dores nas costas. Porém, logo após o atendimento, aconteceu uma troca de tiros entre os agentes penitenciários e criminosos, que se acredita serem comparsas do detento em uma tentativa de resgate, cinco pessoas foram feridas. Em coletiva realizada ontem, a Secretária de Saúde afirma que psicólogos serão acionados para ajudar na normatização da rotina dos funcionários presentes no caso.

Leia mais

{relacionadas}

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.