O Sindicato dos Servidores Penitenciários de Mato Grosso (Sindspen) diz que Mato Grosso tem hoje 11 mil mandados de prisão em aberto que não são cumpridos por falta de vaga no sistema prisional. A declaração foi feita em assembleia geral na tarde desta terça-feira (20), em Cuiabá. A categoria debate acordos firmados com o governo estadual durante a greve geral da categoria em junho deste ano.
“R$ 70 milhões estão usados para mostrar a transformação de lugar q tinha brita e q agora foi colocado grama”, criticou o presidente do sindicato, João Batista.
Reportagem publicada pelo jornal Circuito Mato Grosso, na edição, Mato Grosso tem hoje 33 mil mandados de prisão em aberto e sem previsão de cumprimento. Em alguns casos, os pedidos têm validade de trinta anos, conforme números do Sistema de Mandados de Prisão (Simp), administrado pela Gerência Estadual de Polinter.
No entanto, apenas 9,9 mil, menos de um terço do total, estão contabilizados no Banco Nacional de Mandados de Prisão, sistema controlado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), como mandados em vigência, ou seja, em validade.
A Secretaria de Segurança pública (Sesp) informa, por meio da assessoria de imprensa, ser impossível cumprir todos os mandados em aberto em Mato Grosso por falta de penitenciárias para abrigar a demanda, mas que uma média de dez prisões é realizada por semana pelas equipes de policiais em todo o Estado.