Foto Arquivo CMT
Após a convocação de mais 113 aprovados em concurso público para o Departamento de Trânsito (Detran-MT), a presidente do Sindicato dos Servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Sinetran/MT), Daiane Renner, disse temer que o prazo de validade do concurso chegue ao fim, antes do chamamento dos outros 301 nomes que também foram aprovados.
O concurso foi realizado em 2015, para o preenchimento de 489 vagas em todo o Estado e tem prazo de válidade até 31 de julho deste ano. Nesta quarta-feira (22), após reinvidicação da categoria, o Governo do Estado realizou mais uma leva de convocação.
“O concurso tem validade de dois anos, então o vencimento já está muito próximo. Nem a metade dos aprovados foi chamado até agora”, reclamou.
Renner explicou que essa foi a nomeação mais expressiva realizada pelo governo do Estado até agora. No entanto, ponderou que nem todos os convocados compareceram para demonstrar interesse pelo cargo, o que torna necessário o chamamento de novos aprovados.
Além disso, Daiane ressaltou que é necessário a convocação de mais nomes, uma vez que os quadros de funcionários do Detran apresentam muitos servidores que estão prestes a se aposentar, o que poderá causar ainda mais sobrecarga de trabalho.
Renner disse ainda que a Lei de Carreira prevê mais de 2 mil servidores para atender a demanda de todo o Estado. Mas, de acordo com a sindicalista, o órgão trabalha com menos da metade – 900 trabalhadores.
Ainda segundo a presidente do Sinetran, o déficit de servidores é sentido, principalmente, por conta da frota de veículos, que teria triplicado nos últimos 10 anos e o número de condutores de veículos aumentado em sete vezes no Estado. Enquanto houve tal aumento, o número de servidores do Detran/MT tem se mostrado estável desde o ano de 2010, de acordo com a sindicalista.
“A população sente na pele esse problema da defasagem servidores no Detran/MT. Não é atoa que a fila vem aumentando consideravelmente, principalmente em setores de maior demanda como o de Vistoria”, pontuou.