Política

Sindicato suspende greve dos médicos

Após uma longa queda de braço, a greve dos médicos, na Capital, marcada para segunda-feira (9) foi suspensa. A decisão foi tomada em assembleia extraordinária realizada na noite de sexta-feira (6), após uma rodada de negociação dos profissionais com a Prefeitura de Cuiabá intermediada pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

Entre os avanços, de acordo com o Sindimed, a Prefeitura se comprometeu em chamar os 170 profissionais necessários para a área até o fim de 2015. A rede municipal conta com 693 profissionais distribuídos entre o Pronto-Socorro (253), Atenção Básica (164) e Atenção Secundária (276). Outra conquista foi a realização dos chamados mutirões da saúde de urgência e emergência; a realização de mutirões para atendimentos e consultas no prazo de 60 dias, além da criação de uma comissão especial para tratar sobre o reajuste salarial da categoria. Profissionais pedem a equiparação do salário-base nacional, de R$ 10,9 mil.

O sindicato conseguiu ainda acordar uma visita a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) pediátrica do Pronto-Socorro de Cuiabá para segunda-feira (9), a partir das 8h. A visita contará também com a presença da juíza da Primeira Vara de Infância e Juventude de Cuiabá, Gleide Bispo.

A Secretaria de Saúde Municipal garantiu ainda que fará reuniões para verificar a possibilidade de estender o policiamento de forma ostensiva às unidades de urgência e emergência no período das férias, fim de semana e feriados. Nas unidades da UPA e Policlínica do Coxipó, a segurança já ocorre de forma ostensiva durante 24h.

Quanto aos fechamentos das policlínicas, o secretário de saúde, Ary Souza, afirmou que não há nada certo, mas caso haja essa necessidade irá apresentar estudos antes de qualquer ação.

A desembargadora Clarice Claudino da Silva, que intermediou a reunião, informou que os acordos não estavam sendo 100% cumpridos e o papel do Núcleo é intervir e colaborar com uma solução amigável.

“Atuamos em prol do interesse público, trazendo uma decisão definitiva para todos os envolvidos”. Segundo a magistrada, o trabalho foi positivo no sentido de evitar que a greve aconteça.

Fonte: Gazeta Digital

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões