Em 2016 passaram circular em Cuiabá e na região metropolina modernos novos ônibus, equipados com ar-condicionado e com um grande atrativo: sinal aberto de wi-fi para conexão aberta com a internet. Uma grande distração durante o trajeto do percurso diário dos cidadãos.
Na época, a Prefeitura anunciou que 36 novos veículos teriam o serviço, para atender o usuário do transporte público, oferecendo conforto.
Um ano após a implantação do serviço, a qualidade ofertada apresenta falhas. Os usuários de Cuiabá e da região metropolitana se mostram insatisfeitos com os serviços prestados. Isso porque, o sinal de internet, tem deixado os passageiros desconectados do acesso à rede. Para entender o problema e saber se existe mesmo uma baixa qualidade na navegação via o Wifi do transporte público de Cuiabá, o Circuito Mato Grosso, deu uma volta nos ônibus das linhas que ofertam o serviço e fez o uso da internet.
Nosso ponto de partida foi a parada da Avenida da Prainha, com destino até o ponto do Shopping Pantanal. Embarcamos na linha 301 da empresa Pantanal Transportes, que oferece o serviço.
Durante o período de uso, o ônibus estava bem vazio, com média de cinco passageiros, ou seja, não havia um grande número de pessoas usando a rede.
Foi possível navegar na rede por 10 minutos. Após este período fomos desconectados e uma tela que informava “Seu limite de sessões diárias foi atingido, tente novamente amanhã”.
Outra empresa de transportes oferta sinal é a Expresso /NS. Embarcamos na linha 103, no ponto de ônibus do Morro da Luz, com destino final na Av. Fernando Corrêa, até a passarela de travessia de pedestre. Durante este percurso, não conseguimos nos conectar na rede do coletivo, pois a página para colocar o CPF não aparecia. Dessa forma, os usuários dessa linha não tinham a opção de utilizar o serviço.
O Circuito Mato Grosso procurou a Associação Mato-grossense dos Transportes Urbanos (AMTU), para saber o motivo da lentidão e falhas de conexão.
Outro lado
De acordo AMTU, é sempre realizada uma manutenção na rede por meio de um monitoramento e que o sinal fica lento quando o pacote de dados contratado chega ao seu final.
Para o sistema melhorar é necessário que os usuários comecem a notificar as falhas. Com relação o problema de conexão na linha 103 da empresa Expresso N/S, o problema é de falha técnica do equipamento do ônibus, neste caso, é recomendado que o usuário entre no site da AMTU e registre uma reclamação na aba “Fale conosco”. É importante informar a linha e placa do coletivo que apresenta os problemas de internet.
Ainda de acordo com a AMTU, cada usuário tem direito a duas sessões diárias, com tempo de 15 minutos, desde que possua o cartão transporte com cadastro na empresa.
O acesso
Para se conectar no wi-fi do ônibus, é preciso possuir cadastro na AMTU. Assim que entrar no ônibus, o usuário tem que digitar o CPF em uma janela que abre automaticamente na tela do smartphone ou outro dispositivo móvel que estiver portando. O serviço está disponível em parte das frotas das empresa Pantanal Transporte, Expresso N/S, Integração Transportes e União Transportes.