“Se até o final do meu mandato as casas não estiverem prontas, ao menos, já estarão sendo construídas”, assegurou o governador.
Silval também garantiu que irá encaminhar à Assembleia Legislativa (AL), um projeto propondo que os recursos do Fundo de Transporte e Habitação (FETHAB) sejam exclusivos para o setor de transporte.
A justificativa do governador é de que a área da Habitação já possui um programa específico, o MT Habita Mais, lançado em maio deste ano e que garante acesso facilitado a financiamentos imobiliários aos servidores públicos estaduais e municipais.
Saúde
Nesta semana, o deputado estadual José Domingos Fraga (PSD) também apresentou na AL um projeto de Lei sugerindo a destinação de até 30% dos valores arrecadados com o FETHAB para área da Saúde. Com essa proposta, seria vinculado às Secretarias de Estado de Infraestrutura (SINFRA) e de Saúde (SES).
O parlamentar defende que os 30% sejam destinados a financiamentos de investimentos e programas na área de saúde, em equipamentos, edificações, capacitação, instrumental, Tecnologia Integrada (T.I), e construção de centrais de tratamento de Resíduos Sólidos Hospitalares.
Fundo
Criado em março de 2000, o Fundo, inicialmente, foi implantado com o intuito de financiar investimentos para as estradas do Estado, sendo em seguida ampliado para o setor de habitação, o FETHAB é a contribuição destinada a financiar o planejamento, a execução, o acompanhamento e avaliação de obras e serviços de transportes e habitação em todo o território mato-grossense.
Camila Ribeiro – Da Redação/Rita Anibal – Da Reportagem