Esportes

Silval nega atraso e diz que entrega obras da copa até fim do ano

As exceções serão as estações do VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos), que, segundo ele, serão entregues até março de 2014.
 
De acordo com o relatório apresentado pelo TCE na segunda-feira (4), das 24 obras em execução em Cuiabá e Várzea Grande, 22 estão atrasadas. Algumas delas, com mais de sete meses de atraso.
 
Além disso, segundo o documento, que mostra a situação das obras até 31 de dezembro passado, o percentual de execução da Arena Pantanal é de 37,41%, e não 55%, como divulgado pela Secopa no mesmo mês.
 
Nesta semana, a pasta informou que as mesmas obras já estariam 62% concluídas
 
A declaração de Silval foi feita nesta terça-feira (5), pouco antes de participar da abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa. Durante o discurso em que apresentou uma prestação de contas do governo referente ao ano passado, o governador aproveitou para falar no assunto.
 
Ele elogiou o trabalho do TCE-MT, que classificou como "um dos melhores do Brasil", e disse que respeita o relatório feito pelo órgão. Em entrevista, Silval afirmou, ainda, que o documento foi recebido com “tranquilidade”.
 
“Cada um tem seu entendimento. O relatório apresentado foi feito a partir do momento em que os auditores estiveram nas obras. Só que essas obras têm uma série de alterações e de execução”, disse o governador.
 
“Não é considerada no relatório, por exemplo, a cobertura da Arena, que está sendo fabricada em Ribeirão Preto (SP). Três indústrias estão fabricando os equipamentos, 90% de toda parte de ferragem estão prontos e nós emitimos o pagamento. O TCE não é leva isso em conta porque, para eles, a cobertura precisa estar no canteiro de obras para ser considerada”, completou.
 
O governador rebateu a afirmação de que o valor já pago pela cobertura seria um adiantamento. "Estamos pagando a medição do que já foi fabricado. Mandamos um equipe de fiscalização acompanhar a fabricação lá na indústria. Mas o TCE entende que isso tem que estar no pátio para ser medido e pago. Lógico que não vamos efetivar outro pagamento, pois já está pago", afirmou.
 
Silval reafirmou os dados da Secopa, de que a Arena Pantanal está com 62% das obras concluídas, e informou que um dos dois Centros de Treinamento (CT) já está em execução.
 
“O outro terá ordem de serviço dada até o final desta semana. Eles têm um prazo de 10 meses para ficarem prontos, ou seja, até o fim deste ano, teremos os dois Centros de Treinamento executados”, disse.
 
A respeito do VLT, Silval afirmou que o Tribunal de Contas não considerou as obras “evoluídas” porque não havia medição para ser feita até então.
 
“O pagamento das primeiras medições foram feitas nesta semana. Então, eu acredito que na hora em que compor tudo isso em um conjunto, nós estaremos dentro do prazo”, afirmou.
 
“Atraso natural”
 
Mesmo que tenha negado que haja atrasos graves nas obras voltadas para a Copa do Mundo de 2014, o governador Silval Barbosa ponderou que é natural, com um volume grande de obras, que, pontualmente, alguns casos ocorram.
 
“Lógico que uma ou outra obra sempre tem atraso. Em um volume de mais de 56 obras em Cuiabá e Várzea Grande, uma ou outra sempre vai ter um atraso, mas um atraso que não atrapalha em nada. De uma coisa eu tenho certeza: todas que estão dentro da Matriz de Responsabilidade nós vamos entregar a tempo”, pontuou.
 
Em relação a cronograma de inauguração, Silval indicou que algumas obras estão “praticamente prontas” e deverão começar a ser entregues nos próximos meses.
 
“A duplicação da Av. Juliano Costa Marques [próximo ao Pantanal Shopping Center] já está pronta, uma outra próxima da Assembleia Legislativa está também pronta. Enfim, existem ruas que já foram pavimentadas e nós não as entregamos. A partir de agora, nós vamos começar a entregar. As grandes obras serão entregues a partir de abril. Em maio, entregaremos o viaduto do Despraiado. Vamos entregar todas essas obras até o fim do ano”, completou o governador.

FONTE: PrimeiraHora | MIDIA NEWS

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos