“Eles já discutiram com o secretário de Administração, Fancisco Faiad e o Pedro Nadaf da Casa Civil. Eles entregaram uma pauta de 10 itens e todos foram cumpridos na íntegra. Temos 100% dos pedidos cumpridos”, assegurou o governador.
Silval admitiu que o único ponto pendente é quanto à Lei da Insalubridade. O governador pontuou, no entanto, já ter elaborado a Lei que foi encaminhada à Assembleia Legislativa (AL) e deverá ser colocada em pauta de votação pelos deputados.
Mesmo alegando já ter cumprindo as reivindicações, o governador afirmou que poderá sentar com os representantes dos agentes penitenciários para analisar se ainda existe açguma coisa de errado no acordo firmado entre a categoria e o Governo.
Contudo, Silval disse que não irá conversar com a categoria enquanto a greve continuar. “Eu não converso enquanto estiverem em greve. Suspendam a greve, nós sentamos e conversamos”, assinalou.
Agentes confrontam TJ, mantém 30% do efetivo e suspendem visitas
Reajuste
Silval rechaçou qualquer possibilidade de atender a reivindicação da categoria em relação a recomposição salarial. Eles pedem 20% referentes a 2012, 25% para este ano e 30% para 2014. “Não temos a mínima condição de atender esse pedido. Fizemos um acordo em 2011 e que vai até 2015, onde foi dado um aumento real de 14% a 33%. Não tem como ir mais do que isso”, explicou o governador.
O Chefe do Executivo Estadual assinalou ainda, que por conta do sistema de trabalho dos profissionais, que tem uma jornada de 24 horas trabalhadas por 72 de folga, é necessária uma demanda muito grande de profissionais, o que inviabiliza o rejuste pedido pela categoria.
“Por conta das características da função que eles exercem, trabalham 24 por 72 horas. Cada servidor trabalha 7 dias por mês. Há uma demanda muito grande e já estamos com a folha de pagamento comprometida, não tem mais como complementar”, disse Silval.
Por fim, Ssilval declarou que o Governo está tomando todas as medidas necessárias para garantir a segurança nos presídios e garantir estabilidade em toda a rotina e estrutura das unidades. Uma das medidas foi a contratação emergencial de profissionais para atuarem nas unidades prisionais do Estado.