O termo foi assinado pela presidenta Dilma Rousseff na manhã desta quarta-feira (12) e é válido por 30 anos.
A BR-163 é a principal via de escoamento de grãos dos produtores mato-grossenses. Dilma destacou que a concessão vai trazer melhorias significativas e esperadas há décadas pelos produtores, como a duplicação de pelo menos 10% da rodovia no primeiro ano.
A presidenta também anunciou a inclusão do trecho da BR-163, entre Sinop (MT) e o Porto de Miritituba (PA), na próxima etapa de concessões de rodovias federais à iniciativa privada.
“O nosso desafio é construir infraestrutura logística. Ao longo do processo de industrialização do Brasil, houve uma opção clara pelo modelo rodoviário, agora estamos investindo em outros modais, mas não podemos descartar a importância das estradas, principalmente na região de produção, como todo o Centro-Oeste brasileiro”, assinalou a presidenta.
Além da BR 163 Dilma assinou outros dois contratos de concessão: o da MT-040 que liga Brasília à Juiz de Fora e o trecho da BR-163, da divisa com Mato Grosso do sul ao Paraná.
INVESTIMENTO
Estima-se que, com a concessão da BR-163, a Odebrecht invista em 30 anos R$ 4,6 bilhões no trecho. O grupo vencedor ofereceu uma tarifa de R$ 0,02638 por quilômetro de rodovia, representando deságio de 52,03% em relação à tarifa teto do edital, que era de R$ 0,0550. A concessionária deverá duplicar 453,6 quilômetros, sendo que o restante de responsabilidade da ANTT. (informações Secom-MT)