Política

Silval Barbosa pode ser solto ainda esta semana

O ex-governador Silval Barbosa (PMDB) pode sair da prisão ainda nesta semana. Nesta quarta-feira (23), a 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça retoma o julgamento do habeas corpus que pode conceder liberdade a Silval Barbosa. O relator do pedido, desembargador Luiz Ferreira, já manifestou voto favorável, porém pediu vistas ao processo compartilhado pelos desembargadores Gilberto Giraldelli e Juvenal Pereira da Silva.

Caso seja acatado o pedido de habeas corpus, o ex-governador terá liberdade em definitivo. Isto por que, o pedido de habeas corpus referente a operação Sodoma já foi aceito pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no último dia 16 de março. 

O que irá ser julgado na próxima quarta-feira é referente a Operação Seven – deflagrada em 2016. 

Operação Sodoma

O ex-governador busca, junto à Justiça, uma forma de sair do Centro de Custódia de Cuiabá (CCC). Barbosa está preso, desde o dia 17 de setembro de 2015, suspeito de integrar um grupo criminoso que teria desviado dinheiro público por meio de incentivos fiscais (Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso – Prodeic), descobertos após a deflagração da Operação Sodoma liderada pelo Ministério Público do Estado (MPE).

Operação Seven

O ex-govenador Silval Barbosa (PMDB) é apontando como líder de mais uma organização criminosa que teria lesado os cofres públicos do estado em R$ 7 milhões. A denúncia do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) revelou que o ex-gestor é o principal responsável pelo desvio milionário das contas do Intermat (Instituto de Terras de Mato Grosso) no final do seu mandato.

A denúncia que integra as investigações deflagradas pela Operação Seven, do Ministério Público do Estado (MPE) foi protocolada no dia 1º de fevereiro, na Sétima Vara Criminal da Comarca de Cuiabá. O órgão fiscalizador apurou o desvio de dinheiro público por meio da compra fraudulenta de uma propriedade rural na região do Manso.

Cintia Borges

About Author

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões