Mix diário

Shutdown esconde queda do déficit sob Trump e ameaça resiliência da economia, diz Bessent

O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, voltou a afirmar, em entrevista à Fox Business, na manhã desta segunda-feira, 13, que a paralisação das atividades do governo federal está “escondendo” a queda do déficit fiscal e já começa a ameaçar a economia.

Bessent culpou os democratas pela persistência da paralisação, também conhecida como “shutdown”, que chegou nesta segunda ao seu 13º dia. “Os americanos estão sendo reféns do senador Chuck Shumer e dos democratas. Se fosse um shutdown republicano, já seria um escândalo”, alegou.

Segundo o secretário, a paralisação do governo e a ausência de pagamentos para funcionários públicos já está começando a afetar a vida da população e, por consequência, a economia dos EUA.

Bessent acusou os legisladores e a mídia de “minimizarem” esses efeitos, que, de acordo com ele, reduzem o escopo de outras políticas do presidente dos EUA, Donald Trump, para melhorar a economia, como os acordos comerciais.

Entre as prioridades do governo durante o shutdown, o secretário destacou os salários de militares e a estabilização de subsídios a fazendeiros, enquanto seguram gastos em outras áreas.

A ausência de recursos impede a publicação de dados oficiais, lembrou Bessent. “Uma coisa que o shutdown escondeu é que o déficit fiscal e, mais importante ainda, o déficit em relação ao PIB caíram sob a gestão Trump, bem abaixo do nível que herdamos e com a economia resiliente”, afirmou, acrescentando que os dados devem ser liberados com a eventual retomada das atividades.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve