sexta-feira última do mês de novembro (dia 26) acontece o maior festival de vendas no varejo em vários países do mundo.
A Black Friday é um dos principais eventos de varejo para encontrar ofertas e descontos especiais. Originalmente criada nos Estados Unidos, ganhou muita popularidade no Brasil e, desde 2010, consolidou-se como uma data muito esperada para movimentar o comércio em lojas físicas e e-commerces.
Consiste em disponibilizar ofertas durante as 24 horas da sexta-feira. É comum que os descontos oferecidos sejam maiores que em outras épocas do ano ou incluam uma variedade maior de produtos. Muitos sites de e-commerce disponibilizam uma contagem regressiva na página das lojas, indicando o período restante até o início da Black Friday para concentrar uma quantidade maior de clientes e visitas na data. Essa liquidação dura apenas até o final da sexta-feira e, por conta desse curto período, os descontos podem ser mais vantajosos do que em outras situações.
A aproximação traz uma expectativa de aquecimento da economia, e ficar atento para não cair em ofertas falsas. Algumas lojas passaram a aumentar os preços dos produtos semanas antes deste grandioso evento do varejo para diminuí-los na data, ou seja, os descontos não existem.
O evento não tem regulamentação, nem organização centralizada. Qualquer empresa, tanto virtual quanto física, pode fazer promoções como o nome Black Friday.
O comércio apesar da recessão e queda nas vendas neste momento da crise econômica, apostam em campanha agressiva com descontos mais especiais para vencer receios da população.
Não deixa se levar!