Plantão Policial

Sete pessoas são presas durante operação que investiga grupos de estelionatários

Uma operação foi realizada na manhã desta quinta-feira (13) contra dois grupos criminosos que praticavam estelionatos. Na Operação Entropia foram cumpridos sete mandados de prisão e 14 de busca e apreensão em Cuiabá e Várzea Grande.

Segundo a Polícia Civil, eram realizados o golpes do falso intermediário e golpe do falso emprego. Para isso, foram instaurados dois inquéritos para apurar as organizações.

Os mandados foram cumpridos na região do Bairro Osmar Cabral e Jardim Imperial. Em Várzea Grande, foram cumpridos da região do Cristo Rei.

O delegado da Delegacia de Estelionato, Alexandre da Silva Nazareth, explica que o primeiro suspeito de passou por um coordenador da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) que rifava vagas de cargos de comissão como, de professor, segurança, motorista, entre outros.

"A partir de notícia crime, foram instaurados dois inquéritos. No primeiro, ele cobrava das vítimas uma tarifa entre R$ 50 e R$ 250 par adquirir a vaga de emprego. São em torno de 50 vítimas", disse.

Operação foi realizada na manhã desta quinta-feira (13) — Foto: Polícia Civil

Já no segundo inquérito, os suspeitos utilizavam uma plataforma online, viam anúncios imobiliários, entravam em contato com os donos dos imóveis e pediam para retirar o anúncio porque iriam comprar.

"Em seguida eles postavam um novo anúncio com o número de telefone do estelionatário. Então a vítima via o preço, se interessava, negociava com o estelionatário e depositava o valor na conta dele", disse o delegado.

No inquérito que apurou o crime do falso intermediário, a polícia disse que, além do crime de práticas eletrônicas, com o emprego de redes sociais e aparelhos telefônicos, há a prática de outros crimes como organização criminosa porque havia uma divisão de tarefas, uma estrutura ordenada dos indivíduos e em seguida, eles faziam lavagem de dinheiro.

"As buscas visavam atender uma segunda etapa das investigações que era o recolhimento de aparelhos celulares utilizados pelos investigados, para em seguida, a perícia técnica fazer a exploração dos dados e a gente amealhar mais elementos de informação para tornar mais robusta a prova dos autos", disse.

Foram apreendidos celulares e documentos relacionados aos golpes.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em