Cidades

Setas debate amparo às crianças com deficiência e microcefalia

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), promove nesta quarta-feira (21) uma roda de conversa com o tema Centro Dia para Crianças com Deficiência, Microcefalia e Suas Famílias.

O Centro Dia para Crianças com Deficiência, Microcefalia e suas Famílias é uma unidade de oferta do Serviço de Proteção Social Especial que tem como público alvo Crianças com deficiência, com microcefalia ou deficiências associadas, prioritariamente entre zero e seis anos, e suas famílias, convivendo em situação de risco ou direito violado. Cuiabá deve receber a unidade ainda este ano.

A atividade é voltada para técnicos da Assistência Social, Saúde e Educação das redes estadual e municipal e tem o objetivo de orientar e capacitar os participantes em relação aos objetivos, princípios e particularidades da execução do Serviço de Proteção Social Especial para este público específico. Além disso, visa fortalecer a articulação e a intersetorialidade das políticas públicas.

O encontro conta também com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá (SMASDH) e será realizado na sede da Casa dos Conselhos, localizada na av. Dom Aquino, nº 184, bairro Dom Aquino, em Cuiabá, das 8h às 12h. Em preparação à atividade, a Setas promove na terça-feira (20), a partir das 14h, uma reunião entre os gestores estaduais e municipais da assistência social, saúde e educação com a equipe do MDS.

Centro Dia

O Centro Dia oferece um conjunto de ações e atividades de cuidados básicos de vida diária complementares aos familiares e instrumentais de participação social. Entre eles, apoio e orientação aos cuidadores familiares, articulação para rapidez no acesso da criança aos serviços de saúde, habilitação, reabilitação, órteses e próteses, creches e pré-escolas; estratégias de inclusão social da família, estímulo à escolaridade e capacitação profissional; acesso aos benefícios e renda e às iniciativas de melhora de condições sociais e fortalecimento da função protetiva da família.

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.