A disputa pela vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), pelo quinto constitucional da OAB-MT, começou movimentada nesta sexta-feira (10). A sessão pública que definirá a lista sêxtupla teve duas desistências confirmadas antes mesmo de começar, e um pedido de impugnação ameaça tirar outros três concorrentes da disputa.
O advogado Oswaldo Cardoso, apontado como um dos favoritos e com apoio do chefe da Casa Civil, Fábio Garcia (União), anunciou sua saída da corrida. Antes dele, Rodrigo Bressane já havia desistido, reduzindo para 20 o número de candidatos — sendo seis vagas disponíveis, divididas igualmente entre homens e mulheres.
Entre os que seguem na disputa, Ricardo Almeida é apontado como favorito e classificou o momento como “histórico e democrático”. Já Angeliza Segura, um dos nomes de destaque entre as mulheres, defendeu maior presença feminina nos espaços de decisão e rebateu o pedido de impugnação contra sua candidatura, afirmando que a documentação apresentada está regular e já foi validada pela própria OAB.
A sessão segue em andamento na sede da seccional.