Plantão Policial

Sesp realiza mais de 60 operações integradas de combate à criminalidade em 2021

A Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT), por meio da Secretaria Adjunta de Integração Operacional (Saiop), realizou este ano 64 operações integradas de combate à criminalidade no estado com as forças de segurança das 15 Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps). A expectativa é que esse número possa ser ampliado em 2022.

As ações foram voltadas principalmente no combate às facções criminosas, roubos e furtos de veículos em rodovias estaduais e federais, prevenção e elucidação de homicídios, bem como atuação em região urbana, rural e de fronteira com outros países. 

O secretário adjunto de Integração Operacional, coronel PM Juliano Chiroli, diz que é essencial a integração das Forças de Segurança para o combate da criminalidade. "Esse é o grande diferencial da Segurança Pública do Estado de Mato Grosso que obteve resultados excelentes neste ano com o controle da criminalidade, com a redução dos índices dos principais delitos sociais. É a solução que Mato Grosso adotou e vem trazendo esses resultados positivos com as operações individualizadas, de cada instituição, em momentos oportunos com as operações integradas", afirma. 

"Nossa missão é prevenir e manter a ordem pública no estado por meio de ações integradas, estratégicas e de planejamento do combate à criminalidade. As Risps facilitam os trabalhos, pois há um contato direto entre delegados e comandos regionais e isso amplia o acesso à Sesp e também as operações, tanto de prevenção quanto de repressão ao crime", ressalta o coordenador de Planejamento e Monitoramento das Regiões Integradas (Coplam), tenente-coronel PM Marcus Vinicius Akira Sakata.

De acordo com o tenente-coronel, integram as Risps, a Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros Militar e a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). Além disso, conta ainda com a participação das prefeituras municipais, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Polícia Penal, Departamento Nacional de Trânsito (Detran) e outros órgãos.

Além de Cuiabá e Várzea Grande, outras sedes das 15 Risps são os municípios de Sinop, Rondonópolis, Barra do Garças, Cáceres, Tangará da Serra, Juína, Alta Floresta, Vila Rica, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, Água Boa, Nova Mutum e Guarantã do Norte.

Akira reforça que em algumas ocasiões as forças de segurança são acionadas pelos próprios municípios. Já em outras, o acionamento ocorre a partir de levantamento de dados quando identificado o aumento no índice da criminalidade na região.

"Aqui na secretaria contamos com seis operações que são nossas, que nasceram aqui: a Ordem Pública, Operação Vitae, Operação Salutem, Operação Progressão, a Zona Rural e a Fronteira Integrada, que surgiram da necessidade em cada região e são operações que já ocorreram por mais de uma vez nos municípios”, apontou.

Durante as 64 operações, nos dados de produtividade constam a apreensão de mais de duas toneladas de entorpecentes e 315 armas apreendidas. Além disso, foram cumpridos 213 mandados de busca e 341 mandados de prisão.

“Contamos ainda com um orçamento de R$ 1,4 milhões para auxiliar nossos agentes na região em que for preciso. Foi um ano bastante satisfatório, pois conseguimos cumprir a nossa meta e com orçamento disponibilizado pelo Governo do Estado para equiparação, diárias e armamento de nossos agentes. Estamos com uma força tarefa já em planejamento para o próximo ano e a expectativa é de aumentar a nossa atuação no combate à criminalidade no estado", finalizou.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em