A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) iniciou a campanha mundial “Outubro Rosa”, que visa chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e o tratamento adequado da doença. A Gerencia de Saúde e Segurança (GESS) promoverá eventos sobre o tema, com início nesta quinta-feira (08.10), por meio de uma live, às 20h. A transmissão será feita pelo perfil da Superintendência de Gestão de Pessoas no Instagram.
O objetivo da campanha é a sensibilização sobre a importância do diagnóstico precoce e o tratamento adequado da doença. Reforça também a necessidade de toda mulher conhecer suas mamas e saber como fazer o autoexame.
Segundo a coordenadora da Gerência de Saúde e Segurança, Leila Cirqueira, quando se observa o corpo com frequência, aumentam as chances de perceber alterações e procurar os serviços de saúde. “Vale ressaltar que 80% dos tumores são descobertos pela própria paciente”.
Além disso, os eventos e a campanha visam possibilitar aos servidores o acesso às informações sobre a doença, diagnóstico, tratamento, redes de cuidados e apoios, entre outras informações diretamente relacionadas à patologia. “Pretende-se, também, oferecer conhecimentos sobre cuidados específicos com o corpo, relacionados à saúde íntima, saúde nutricional e beleza”, destaca Leila.
Programação
A programação começará com a live nesta quinta-feira (08.10), às 20h, com o tema “O que é o MT Mamma?”. A live terá a participação da presidente do MT Mamma, Cleuza Dias Leite, da agente do Sistema Socioeducativo, Laura Ormond, e da assistente social Josiane Lara, como facilitadora.
Na próxima quarta-feira (14.10) será provido o “Dia D”, onde todos foram orientados a irem trabalhar vestidos de rosa em alusão à prevenção do câncer de mama. Será promovida também a entrega de laços no prédio da Sesp-MT.
No mesmo dia, às 20h, será realizada a segunda live no Instagram com o tema “Autoconhecimento e saúde do assoalho pélvico”. Será realizada também oficina teórico-prática sobre a saúde do assoalho pélvico, com exercícios práticos de contração da musculatura do períneo, como prevenção da fraqueza muscular da região, causadora dos prolapsos, incontinência urinária, disfunções sexuais e outras condições patológicas. A live e oficina terão como convidada a fisioterapeuta Danielle Amorim e a servidora da GESS, Elka Victorino, será a facilitadora.
Na terça-feira (20.10), às 20h, será realizada a terceira live da campanha com o tema “Nutrição para prevenção do câncer e beleza feminina”. Conjuntamente, será promovida a oficina teórico-prática sobre a saúde nutricional do corpo feminino, com orientações sobre alimentação saudável para prevenção de patologias de ordem degenerativa, autoimune e câncer com a nutricionista Júlia Domingues e a servidora da GESS, Elka Domingues, como facilitadora.
Serão enviados informativos semanais relacionados ao tema, todas às quartas-feiras do mês de outubro. Para mais informações, a Coordenadoria de Gestão de Pessoas (SUGP) e a Gerência de Saúde Segurança estão disponíveis pelo perfil no Instagram @sespgestaodepessoas ou pelos telefones (65) 3613-5563 e (65) 3613-8131.