O credenciamento deve ser realizado, de forma on-line, a partir do dia 7 de janeiro, durante todo o ano de 2026
Estão abertas as inscrições para credenciamento de expositores para a Feira do Arsenal. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio do preenchimento do formulário on-line, a partir desta quarta-feira (07), conforme categoria de interesse: economia criativa e alimentos. Clique aqui para acessar o formulário.
A Feira do Arsenal tem se consolidado como um importante espaço de fomento à economia criativa, reunindo semanalmente produtores locais que comercializam alimentos artesanais, produtos naturais, artesanato e outras expressões da cultura regional.
Além de incentivar o empreendedorismo local, a feira promove a valorização da identidade cultural cuiabana com apresentações musicais ao vivo todas as terças-feiras, enriquecendo a experiência do público e criando um ambiente acolhedor e culturalmente diverso.
Ao todo são 40 vagas destinadas a produtores da agricultura familiar e da economia criativa regional. Poderão participar agricultores ou qualquer pessoa que produza em pequena escala.
Ressalta-se que, para a comercialização de produtos de origem animal (leite e derivados, queijos, mel e derivados, ovos, pescados, carnes, charcutaria, embutidos, etc.), devem ser apresentados os seguintes selos de inspeção: Selo De Inspeção Municipal (SIM), para este selo, deve possuir do município de Cuiabá; Selo de Inspeção Estadual (SISE); Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar (SUSAF); Selo de Inspeção Federal (SIF), Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI); Selo de produto Artesanal (SELO ARTE); Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte (SIAPP).
Os candidatos podem se inscrever com até duas opções de produtos, em uma das categorias relacionadas: hortifruti; queijos e derivados de leite; doces e compotas; embutidos; apicultura; castanhas frutas desidratadas; pães de fermentação natural – ervas medicinais e temperos; ovos; botânica; biojóias; artesanato regional; e produtos ecológicos.
A inscrição não garante a participação na Feira. A seleção dos expositores será realizada por meio de curadoria da equipe técnica do Sesc-MT, sendo convocados os 40 primeiros classificados, no Edital.
Os demais candidatos classificados permanecerão habilitados, podendo ser convocados a qualquer tempo durante o exercício do ano em vigência, conforme a necessidade e conveniência da administração.
De acordo com o cronograma do edital, o resultado será divulgado no site do Sesc-MT no dia 12 de janeiro de 2026, sendo que os classificados serão convocados para a assinatura presencial do contrato no dia 13 de janeiro de 2026, estando dessa forma apto a expor seus produtos no mesmo dia.
A Feira do Arsenal funciona todas as terças-feiras, de 13 de janeiro a 8 de dezembro de 2026, das 18h às 21h30.
Clique para acessar o EDITAL CREDENCIAMENTO – FEIRA DO ARSENAL – 2026.
Sobre o Sesc-MT
O Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) é uma entidade privada, financiada com as contribuições do empresariado, sem ônus para os empregados, ou a utilização de recursos públicos. Desde 1947, promove ações de saúde, lazer, educação, cultura e assistência, com o objetivo de fornecer o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, de seus familiares e da comunidade em geral no estado de Mato Grosso.
Atualmente, o Sesc-MT administra 24 unidades fixas no estado e seis unidades móveis que circulam pelos municípios do interior.
O Sistema S do Comércio é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
Foto: Reprodução/Divulgação


