A medida é por conta do fim do contrato com o Ienco, que se encerra nesta quarta (10) e segundo a diretora do MT-Hemocentro, Eliane Rabane, o retorno dos serviços ao Estado é uma determinação do secretário de Saúde de Mato Grosso, Mauri Rodrigues de Lima, e da Política Estadual de Saúde referente às doenças ligadas ao sangue, oferta e armazenamento.
A diretora garantiu ainda, que apesar da troca, a média de coletas e transfusões, será mantida em 700 procedimentos/mês.
A unidade de coleta de sangue no Pronto Socorro pertence ao MT-Hemocentro e é responsável pela oferta e armazenamento de sangue para todos os municípios do Estado.
Unidades
Em Mato Grosso existem 17 unidades de Coleta e Transfusão e 30 Agências Transfusionais distribuídas em 13 microrregiões de Saúde do Estado, além de laboratório de análises clínicas, coagulação, imunohematologia e sorologia.
As Agências Transfusionais estão situadas nos municípios de Alto Araguaia, Aripuanã, Brasnorte, Cáceres, Campo Novo dos Parecis, Campo Verde, Canarana, Comodoro, Confresa, Diamantino, Guarantã do Norte, Lucas do Rio Verde, Marcelândia, Nobres, Nortelândia, Nova Mutum, Nova Xavantina, Paranatinga, Peixoto de Azevedo, Poconé, Pontes e Lacerda, Poxoréo, Rondonópolis, Rosário Oeste, São Félix do Araguaia, São José dos Quatro Marcos, Terra Nova do Norte, Vila Rica, Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande e, na Capital, Hospital Universitário Julio Muller.
O MT-Hemocentro fica localizado na rua 13 de junho, 1.055, em Cuiabá. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30, e aos sábados, das 7h às 12h.
Camila Ribeiro – Da Redação