A Secretaria de Saúde (SES) alerta viajantes para a região Nordeste do Brasil para o súbito de mialgia de causa desconhecida. Segundo o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) nove pessoas foram diagnosticadas com a doença em Salvador (BA). São pacientes de três diferentes famílias e os casos aconteceram nos dias 2 e 10 de dezembro, com as vítimas sendo rapidamente internadas.
As manifestações clínicas dos pacientes caracterizavam-se por início súbito de fortes dores em região cervical, região do trapézio, seguido de dores musculares intensas nos braços, dorso, coxas e panturrilhas. Todos os pacientes apresentaram elevações significativas das enzimas musculares e urina escura e um dos pacientes desenvolveu insuficiência renal aguda.
A técnica do Cievs, Marlene da Costa Barros, explica que a preocupação se dá devido ao período comemorativo e de férias, quando muitas famílias se deslocam para a região. “A Bahia é um local onde o turismo é forte e sabemos que os mato-grossenses viajam muito para lá, por isso, pedimos que em qualquer desses indícios da doença, notifiquem o mais rápido uma unidade de atendimento hospitalar,” enfatiza, Marlene.
À frente das investigações sobre a doença o pesquisador do laboratório de virologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Dr. Gúbio Soares, afirmou a um site da região que a enfermidade é causada por um vírus ainda não identificado. De acordo com o médico, é necessário de 10 a 15 dias para conseguir fazer a identificação.
Até o momento o vírus só foi identificado na Bahia. Mas em casos de sintomas parecidos, e mesmo a vitima estando em outra região, a orientação é procurar uma Unidade Hospitalar, onde será feito uma notificação do estado clínico do paciente.
Sintomas de mialgia
Mialgia pode ser definida como dor associada aos músculos, com dor profunda e constante ou pode provocar dor esporádica. A doença tem vários sintomas, mas a manifestação dos sintomas depende também da área que está a ser afetada. Dor que muitas vezes se torna grave é o mais proeminente dos sintomas associados à condição. O seu aparecimento é usualmente súbito e perdura durante alguns dias a algumas semanas, dependendo da intensidade e da causa da dor. A dor também pode ser associada com rigidez e espasmos.
Casos agudos de mialgia podem incapacitar gravemente um indivíduo afetado. Um caso crônico é marcado com dor e rigidez após períodos de inatividade, mas a dor geralmente alivia após exercício razoável. A mialgia afeta os manifestos cervicais com peso na cabeça acompanhado de dor de cabeça occipital. Mialgia cervical também se pode manifestar com diminuição da visão e problemas de deglutição e dormência da face.