Política

Servidores não concordam com proposta do Governo e entram em greve

Servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso entraram em greve na manhã desta segunda-feira (26). A decisão é resultado do desacordo com o Governo do Estado, em relação a convocação dos aprovados no concurso realizado em junho deste ano. Mesmo com o anúncio de que seriam chamados 30 aprovados agora em novembro, o Sindicato dos Servidores do Detran (Sinetran-MT) manteve a paralisação geral.

Em nota à imprensa, o sindicato afirma estar indignado com o Governo. Neste fim de semana, foi anunciado um cronograma de convocação elaborado pela Secretaria de Estado de Gestão (Seges), que chegou a ser aprovado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE MT). Segundo a Secretaria, um e-mail com o documento foi enviado aos servidores e a diretoria da autarquia. O que causou revolta do sindicato.

“Os servidores do Detran MT entraram em greve a partir desta segunda(26) indignados com o Governo, que além de não cumprir o que já está garantido na Lei Orçamentária Anual e convocar os concursados em setembro de 2015 e ainda tentou desmobilizar a categoria enviando um email individualizado para os servidores com um cronograma de convocação do concurso não oficializado à entidade representativa da categoria que é o Sindicato dos Servidores do Detran (Sinetran-MT)”, diz trecho da nota do Sinetran.

"A categoria está indignada com o Governo visto que não houve nenhuma proposta efetiva, nenhuma resposta às notificações do Sindicato e nem mesmo atendimento à reunião solicitada na Casa Civil. Não se pode fechar um acordo coletivo com um e-mail, sendo que há uma representatividade sindical que está a frente das negociações. Uma total falta de respeito e responsabilidade”, comenta Daiane Renner, presidente do Sinetran-MT que afirma estar aguardando uma agenda com a Casa Civil desde o dia 01/10 para discutir o assunto.

Em resposta os servidores avisam que não vão negociar individualmente e que o Sinetran-MT tem total  autonomia para representar a categoria.

Proposta

Após análise dos resultados da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), tendo sido reestabelecido o equilíbrio econômico, em novembro, serão convocados 30 aprovados e outros 100 aprovados até dia 30 de setembro de 2016. Em 2017, serão convocados mais 160 aprovados e, em 2018, os 199 restantes. 

Caso não seja reestabelecido o equilíbrio econômico conforme exigência da LRF, devem ser nomeados 30 aprovados em 2016, 20 em 2017 e 30 em 2018.

Primando pela transparência, o presidente do Detran-MT, Rogers Jarbas, enviou por e-mail uma cópia da proposta a todos os servidores da autarquia, possibilitando amplo conhecimento dos fundamentos apresentados pela equipe técnica da Seges acerca do chamamento.

Outro lado

Por meio de nota, a Secretaria de Gestão (Seges) informou que nesta segunda-feira (26) oficializou a presidência do Sindicato dos Servidores do Departamento de Trânsito do Estado (Sinetran-MT) sobre o cronograma de nomeação dos aprovados em concurso realizado em julho deste ano. 

A secretaria ainda reinterou que "sempre manteve o diálogo com os servidores e está cumprindo os compromissos com a categoria. Após greve de 14 dias, em março deste ano, o governo anunciou a realização de concurso público para o órgão, sendo este realizado em julho. Nesta sexta-feira (23.10), a Secretaria de Gestão anunciou cronograma de chamamento deste concurso". 

Segue a nota de repúdio assinada pelos servidores:

"NOTA DE REPÚDIO

Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso abaixo assinados repudiam a ação do Governo do Estado de tentar deslegitimar o Sinetan-MT, ao enviar cronograma de nomeação dos aprovados no Concurso Público 001/2015-Detran-MT via email funcional dos servidores e deixando de oficializar a proposta ao Sindicato. Repudiamos, ainda, a ação do Governo de expor o nosso Sindicato na mídia, com informações  infundadas acerca de sua atuação. Cobramos respeito à legítima entidade representativa de nossa categoria e que o Governo negocie efetivamente com o Sinetran-MT, atendendo de imediato à pauta de reivindicações aprovada em assembléia geral extraordinária do dia 30 de setembro de 2015.

Servidores do Detran-MT"

Atualizada às 13h40min.

Governo deve convocar 30 aprovados em novembro

Sindicato cobra nomeação de aprovados e ameaçam greve

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões