Cidades

Servidores do TRE-MT participam de Curso de Gestão de Resíduos Sólidos

Como parte das ações desenvolvidas para marcar a Semana do Meio Ambiente, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) realiza nesta semana, nos dias 06 e 07, o seu primeiro Curso de Gestão de Resíduos. Ao todo, 30 servidores debaterão como implementar a gestão dos resíduos sólidos no Tribunal, observando o Marco Legal do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, assim como o uso racional dos recursos naturais e bens públicos, e tomada de decisões para a gestão de resíduos em empresas.

O curso é realizado mediante acordo com o Tribunal Superior Eleitoral e a empresa que faz o desfazimento das urnas e equipamentos eletrônicos que ficam obsoletos na Justiça Eleitoral. Serão ministradas palestras sobre as etapas da gestão de resíduos, diferenças entre resíduos e rejeitos, suas origens, características e classificação de periculosidade. Também deverão ser abordadas técnicas de reciclagem, coleta seletiva com respectivos impedimentos, e modelos de acondicionamento.

“Este é um curso bem específico, que foge de questões genéricas sobre o assunto. Vimos como funciona as técnicas de diferenciação e classificação de resíduos e rejeitos, assim como a correta destinação. Estamos tendo muitas ideias para implantar mudanças ambientais. Nós como cidadãos e servidores podemos ser exemplo nesta questão, em contribuir para que mais pessoas se atentem para questão ambiental”, destacou a participante do curso, Eliane Souza Rodrigues, servidora do Controle Interno do TRE-MT.

Nesta sexta-feira no decorrer do curso serão abordados temas como: A gestão sustentável das urnas eletrônicas: processos, componentes, aplicação e mercado; origem dos materiais; triagem; Desmontagem manual; Britagem; Moagem; Separação magnética; Reciclagem de eletrônicos – Lixiviação; e Tendências da Gestão de Resíduos Sólidos.

Em um cenário macro, os alunos irão debater o atual panorama populacional, observando atuais taxas de crescimento relacionados com o consumo de recursos. Além disso, passarão a estudar a agenda ambiental na administração pública (A3P), o programa do Ministério do Meio Ambiente para estimulação de práticas de sustentabilidade em órgãos públicos, além de PLS de outros órgãos.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.