Depois de “trancar a pautas” na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR), conseguiu do líder do governo, Wilson Santos (PSDB), a garantia que os grevistas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) sejam recebidos na sexta-feira (4) pela Casa Civil.
Em greve há mais de um mês, os servidores do Detran estavam acampados na Assembleia Legislativa para que os deputados intermediassem as negociações entre o Governo e a categoria. Diante das reinvindicações dos servidores, Pinheiro pediu o travamento de pauta.
"O trancamento de pauta é um caso extremo e tem que ser utilizado de forma legítima em defesa da sociedade. É inadmissível continuar esse movimento grevista, que se encontra há mais de um mês. O Detran arrecada R$ 1,5 milhão por dia, dinheiro que está deixando de entrar para os cofres públicos. Está na hora e de forma madura, responsavelmente e de forma respeitosa sentarmos a mesa de negociações”, afirmou o deputado.
Greve
A categoria chegou a encerrar o movimento grevista, em uma primeira oportunidade – quando Casa Civil e Sindicato se reuniram no Núcleo de Conciliação do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). Todavia o governo não apresentou uma contra-proposta de contratação dos aprovados no último concurso da categoria – e os servidores retomaram o movimento grevista. Eles pedem o chamamento de 70% dos concursados, contudo o governo a revelia das negociações chamou 30 servidores e encerrou o diálogo. O não chamamento, segundo Taques seria por que o Estado ultrapassou a Lei de Responsabilidade Fiscal