Os servidores do Detran (Departamento de Transido de Mato Grosso) decidiram na manhã desta segunda-feira (16) suspender a greve da categoria. O Sinetran (sindicato dos trabalhadores do Detran) acatou o pedido da desembargadora Clarice Claudino da Silva do Núcleo de Soluções de Conflitos do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, para voltar ao trabalho. O atendimento ao público será normalizado a partir das 8h de terça-feira (17).
A decisão foi tomada após a reunião ocorrida na última sexta-feira (13) entre representantes do TJ, do Sindicato dos Servidores do Detran-MT (Sinetran-MT) e o procurador geral do Estado Felipe da Rocha Florêncio, enviado pelo governo na audiência de conciliação. “A categoria conseguiu, através da greve, dar início, finalmente, às negociações e por isso resolveu dar um crédito à instituição do Tribunal de Justiça, que passará a conduzir as audiências e enquanto estivermos negociando vamos suspender a greve”, comentou a presidente do Sinetran Daiane Renner. Contudo frisaram que caso as negociações não avancem nova data para greve será marcada.
A greve completou hoje duas semanas de paralizações e impasses, envolvendo o Sinetran e o Governo do Estado. Várias reuniões foram realizadas e em nenhuma houve consenso. Ao todo foram 840 servidores que paralisaram os serviços da autarquia em todo Mato Grosso com a cobrança da realização de concurso público. A manifestação atingiu as 62 ciretrans (Circunscrição Regional de Trânsito) do Estado, a sede do órgão e oito agências.
O concurso que está sendo reivindicado deve oferecer 539 vagas, que são consideradas necessárias para suprir as aposentadorias previstas no órgão (cerca de 300 até 2016) e seriam destinadas ao setor de vistoria e de fiscalização do trânsito (área de atendimento ao público).