Plantão Policial

Servidores do Detran e Sefaz podem estar envolvidos em esquema de clonagem

 
Desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira (19), a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) cumpre treze mandados de busca e apreensão em residências de servidores públicos, escritórios e casas de despachantes e pessoas suspeitas de adulteração de chassis e falsificação de documentos. 
 
Os mandados estão sendo cumpridos em Cuiabá, Várzea Grande no município de Itanhangá (447 km da Capital), em decorrência da Operação “Clone”, deflagrada pela Polícia Judiciária Civil.
 
Esquema
 
Segundo a Polícia, a quadrilha informava ao interlocutor do esquema as informações de determinado veículo produto de furto ou roubo. Em seguida, o articulador, com informações privilegiadas de dentro do Detran e da Sefaz, obtinha dados de veículos idênticos e com situação de regular.
 
A partir de então, os despachantes providenciavam documentos dos veículos, através de falsificação ou segunda via  junto ao Detran. O articulador também providenciava a adulteração do chassi com criminosos especializados e encomendava placas do veículo lícito e uma vez instalado, o veículo era vendido como se fosse regular ou “finan” – quando o veículo é vendido como se tivesse apenas restrição financeira e o comprador circula livremente.
 
“Os mandados cumpridos nesta quarta-feira objetivaram a apreensão de documentos falsos, equipamentos, computadores, armas de fogo, veículos roubados, dentre outros apetrechos utilizados pela quadrilha”, alegou o delegado Wagner Bassi. 
 
As investigações identificaram o envolvimento de 14 pessoas, que irão responder por crimes de roubos, falsificação de documento público, adulteração de sinal identificador de veículo, quadrilha ou bando e associação ou bando.
 
Outro Lado
 
A assessoria de imprensa do Detran alegou só ter tomado conhecimento da Operção por meio dos veículos de comunicação e alegou ainda não ter sido notificada oficialmente sobre o envolvimento de qualquer servidor ligado ao órgão.
 
A reportagem também entrou em contato com Sefaz. Segundo a assessoria de impresa, caso confirmada a participação de qualquer servidor no esquema, ele será afastado imediatamente de suas funções.
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em