Cidades

Servidores do Detran decidem encerrar greve e retomar trabalhos

Foto: Ilustração

Servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso decidiram por fim a greve que durava mais de um mês. A decisão foi tomada durante assembleia geral na manhã desta terça-feira (08) e as atividades devem ser retomadas já na quarta-feira (09). Segundo o sindicato, a deliberação atende ao pedido dos deputados estaduais que estão intermediando o diálogo entre o Sindicato dos Servidores do Detran (Sinetran-MT) e o Governo. A expectativa segundo sindicato, é que o Governo abra as negociações.

Na sexta-feira (05), os servidores já haviam reunido com a Casa Civil no intuito de conseguir uma solução para a situação. A reunião foi acompanhada por deputados estaduais. No final, a presidente do sindicato, Daiane Renner havia comprometido de levar os encaminhamentos para a categoria que decidiria os rumos. O Governo já havia confirmado que só negociaria caso a categoria retomasse os trabalhos.

“Desde o início estamos lutando para que o Governo abra as negociações com a categoria atendendo a pauta de reivindicações, que inclui a nomeação dos concursados, publicação do manual de procedimentos, melhoria na infraestrutura e na segurança das unidades, implementação da política de saúde e segurança do trabalhador, pautas que visam a melhoria do serviço público e do atendimento prestado ao cidadão”, comenta Daiane Renner, presidente do Sinetran.

Impasse

A categoria em greve há mais de um mês chegou a encerrar o movimento grevista, em uma primeira oportunidade – quando Casa Civil e Sindicato se reuniram no Núcleo de Conciliação do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). Todavia o governo não apresentou uma contra-proposta de contratação dos aprovados no último concurso da categoria – e os servidores retomaram o movimento grevista. Eles pedem o chamamento de 70% dos concursados, contudo o governo a revelia das negociações chamou 30 servidores e encerrou o diálogo. O não chamamento, segundo Taques seria por que o Estado ultrapassou a Lei de Responsabilidade Fiscal.

O deputado Emanuel Pinheiro (PR), chegou até mesmo a trancar as pautas da Assembleia Legislativa para conseguir a negociação. Segundo ele, é inadmissível a continuidade deste movimento grevista, uma vez que o Detran deixa de arrecadar por dia R$ 1,5 milhão aos cofres públicos.

Mutirão

Mesmo com as atividades retomadas, o Governo confirmou que vai realizar um mutirão para desafogar o atendimento no Detran. Segundo Governo, por causa da greve, cerca de 12 mil processos relacionados a veículos ficaram parados no Estado, sendo 3 mil somente em Cuiabá.

O mutirão começa na tarde da próxima sexta-feira (11) em Cuiabá, na Arena Pantanal, e em cinco polos do interior: Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Cáceres e Barra do Garças. Haverá atendimento, inclusive, durante o fim de semana.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.