Cidades

Servidores do Detran anunciam paralisação de 24 horas

No segundo mês de mandato o governador Pedro Taques (PDT) enfrenta sua segunda crise com servidores públicos. Desta vez os trabalhadores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran MT) afirmam que vão paralisar as atividades por 24 horas, na próxima terça-feira (10).

A reivindicação do Sindicato dos Servidores do Detran-MT(Sinetran-MT) é quanto a apresentação de um cronograma para a retomada do concurso público para preenchimento de cargos efetivos dentro da autarquia. 

Ao aprovar a paralisação por um dia em assembleia geral, realizada nesta quarta-feira (04), a categoria ameaçou entrar em greve por tempo indeterminado, a partir do dia 2 de março, caso o governo não apresente uma proposta de retomada do andamento do concurso público.

“O Sinetran-MT está aberto a negociar e caso o governo lance o edital para o concurso ou defina uma data para a realização, o indicativo de greve será descartado”, informa Daiane Renner, a presidente do Sindicato dos Servidores do Detran-MT(Sinetran-MT).

O concurso foi acordado entre a categoria e o governo anterior em 2013 e todos os requisitos para que o edital fosse publicado foram cumpridos pela Comissão, composta por representantes da Secretaria de Administração(SAD), do Detran e do Sinetran. “Não podemos mais esperar sem nenhuma segurança, nem expectativa, nem abrir mão de uma conquista da categoria”, explica Daiane.

A assembléia teve participação dos servidores da sede do Detran, das agências Vips e das Ciretrans de vários municípios do Estado, visto que o sucateamento e a precariedade no número de servidores acontece em todo o Mato Grosso. “Não tem mais como trabalhar em condições precárias, com tamanha sobrecarga de trabalho. A própria população está sendo penalizada”, completa a presidente do Sinetran-MT.

Outro lado

A assessoria do Detran afirmou que todos os concursos públicos que impliquem a contratação de servidores, foram suspensos através do decreto de número três, publicado pelo govenador Pedro Taques, por isso não há possibilidade de atender imediatamente a reivindicação da categoria.

A volta da realização de concursos públicos e nomeações só devem acontecer em abril deste ano, já que o objetivo do Executivo é a recomposição de perdas econômicas nos subsídios dos servidores e empregados públicos estaduais.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.