Cidades

Servidores denunciam perseguições no Lar das Crianças

 
Atualmente afastado para ocupar uma diretoria no Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais da Carreira dos Profissionais do Desenvolvimento Econômico e Social (Sindes), Joel de Souza Passos conta que é procurado constantemente por colegas do Lar das Crianças que querem ser remanejados para outro órgão alegando que a situação está insuportável.  “Uma servidora foi afastada por seis meses, por ordem médica, e está vivendo à base de medicamentos ‘tarja preta’ tamanha a pressão que sofreu”.
 
Passos trabalhou por mais de 10 anos no Lar das Crianças e denuncia:“Essa gestão do governador Silval transformou o ‘Lar’ num inferno!”. Ele relata que a atual direção e coordenação da entidade “bate duro nos efetivos para ficar apenas os contratados que são subjugados”.
 
O sindicalista relatou ao Circuito Mato Grosso: “Há um massacre geral sobre os funcionários. Uma das líderes [terceirizada] é completamente descontrolada, só sabe gritar, humilhar, além de ser muito prepotente. Dei graças a Deus de ter saído: um lugar em que eu amava trabalhar e do qual me forçaram a sair”.
 
Joel faz outra denúncia grave ao fundamentar que indicações políticas e a alta taxa de terceirização atrapalham os trabalhos na entidade: “Por exemplo, a superintendente é esposa do ex-prefeito de Matupá, a cidade do Silval”.
 
Após denúncias do Circuito Mato Grosso, o Ministério Público Estadual (MPE) exigiu a realização de concurso público depois de constatar que a temporalidade da mão de obra encontrada no órgão é incompatível com a obrigação do governo estadual, através da Setas, em oferecer uma política pública permanente, estruturada em plano de carreira e funcionários. 
 
Essas denúncias ainda provocaram abertura de três frentes de investigação em torno da dispensa de licitação no valor de R$ 5,2 milhões, feita pela SAD e que seria destinado à contratação de 150 funcionários para o Lar das Crianças.
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.