Política

Servidora diz que foi cooptada para envolver prefeito e base em caso de compra de votos

A servidora do hospital São Benedito, Elizabete Maria de Almeida, envolvida na denúncia de compra de votos na Câmara de Cuiabá, disse à Deccor (Delegacia de Combate aos Crimes de Corrupção) que foi induzida a envolver o prefeito Emanuel Pinheiro no suposto esquema para cassação do vereador Abílio Junior. 
 
A suposta manobra teria ocorrido durante uma reunião com Abílio Junior no dia 26 de novembro no hotel Delmond, em Cuiabá. A servidora disse que o vereador estava acompanhado por quatro advogados e teria tentado convencê-la a incluir Emanuel Pinheiro e sua base de apoio na Câmara (a grande maioria dos 25 vereadores) para o suposto esquema de compra. 
 
Elizabete Maria de Almeida prestou depoimento à Deccor por três horas na manhã desta terça-feira (7). A servidora foi ouvida pelo delegado José Ricardo Garcia Bruno. Na ocasião, ela entregou ao investigar imagens comprovariam sua versão sobre a história. 
 
Elizabete Maria também negou que esteve na casa do vereador Juca do Guaraná (Avante), apontado como suposto organizador da distribuição de propinas. 
 
O depoimento de hoje foi o terceiro dado pela servidora. À Defaz (Delegacia Especializada de Crimes Fazendários), ela disse que os vereadores que aceitaram a suposta negociação para cassar Abílio Junior teriam recebido R$ 50 mil. 
 
Pagamentos teriam sido presenciados por ela durante uma festa na casa de Juca do Guaraná, cinco dias antes de sua oitiva na Comissão de Ética e Decoro da Câmara, no dia 26 de novembro. 
  
No fim do ano passado, cerca de três semanas após a denúncia da servidora à Comissão de Ética, o vereador Abílio Junior disse que se afastaria do acompanhamento do caso por causa da repercussão e da falta de provas pela servidora que comprovassem a denúncia. 
 
Hoje, ao ser procurado pelo Circuito Mato Grosso, ele voltou a apresentar essa opinião. “Pra mim é uma surpresa. Numa semana ela diz que estão armando contra mim, que estão até distribuindo dinheiro na casa do Juca com o prefeito para cassar meu mandato. Na outra semana ela diz que tem provas. Na outra semana diz que está mal de saúde. E agora diz que eu estou armando”. 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões