Cidades

Serviços voluntários e doações beneficiam escolas públicas de Mato Grosso

Trabalho voluntário coordenado por agentes penitenciários e a mão de obra de reeducandos da Penitenciária Regional Major Eldo Sá Corrêa, em Rondonópolis, levou ações beneficentes durante o mês de maio a três escolas públicas da região, duas delas de atendimento a crianças e adolescentes com deficiências.

As ações fazem parte do projeto da penitenciária em empregar a mão de obra de reeducandos no auxílio a órgãos públicos e entidades filantrópicas. Com o trabalho, foram beneficiadas as instituições Escola Técnica Estadual de Rondonópolis (ETE), Apaes de Rondonópolis e de Pedra Preta e Lar de Idosos Paul Harris.

A limpeza geral da Escola Técnica Estadual, realizada no dia 16 de maio, contou com a participação de sete recuperandos, acompanhados por três agentes penitenciários. A ETE é vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado e tem parcerias com o Sistema Penitenciário, com a viabilização de cursos profissionalizantes pelo Pronatec e a cessão de maquinários para a oficina de corte e costura. Diretora da escola, professora Neiva Terezinha de Col, agradeceu a parceria e a colaboração da direção da penitenciária ao ceder os reeducandos para a limpeza do espaço.

No dia 24 de maio, a equipe fez a limpeza geral, poda de árvores e reforma e pintura do parquinho da Apae de Pedra Preta. A ação contou com a participação de oito reeducandos e quatro agentes penitenciários.

Nesta semana, foi feita doação de 40 quilos de hortaliças para as refeições da Apae de Rondonópolis e 20 quilos para o Lar dos Idosos Paul Harris.

“Todos os servidores se empenham em buscar ações ressocializadoras e ofertar serviços e interação com a sociedade”, afirma o agente penitenciário Sérgio Lira, responsável por liderar as ações e pelo projeto da horta na penitenciária da Mata Grande. 

Para junho está prevista a limpeza na Escola Estadual Silvestre Gomes Jardim, no bairro Vila Mariana, em Rondonópolis. A ação será realizada por 30 reeducandos que serão monitorados por tornozeleira eletrônica e acompanhados por agentes penitenciários. Também está prevista a doação de verduras cultivadas na horta da penitenciária para as instituições no próximo dia 14, quando os produtos estiverem no ponto de colheita.

A saída dos reeducandos para os trabalhos extramuros são autorizadas pela justiça.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.